A relação entre produtividade da empresa e código de barras

Aumentar a produtividade da empresa é a meta de qualquer gestor. No entanto, quando o assunto é gestão de estoque, não bastam somente teorias e métodos. É preciso agir! E o segredo do sucesso, em geral, está atrelado ao uso eficiente de tecnologias. Pensando nisso, preparamos este post para mostrar como o código de barras, em conjunto com um sistema WMS, é uma ferramenta crucial para agilizar todos os processos e reduzir perdas e falhas, além, é claro, de aumentar o desempenho das equipes. 

Quer entender mais e melhorar, de verdade, os níveis de produtividade de sua empresa? Então, leia até o final e tome nota das dicas!

Afinal, como o código de barras pode aumentar a produtividade na prática? 

Bom, se pararmos para analisar, essa tecnologia nos permite comprar produtos no mercado sem a presença de caixas ou, até mesmo, pagar contas de banco com uma simples foto do smartphone. Agora, imagine o impacto dentro uma cadeia logística complexa! 

Indiscutivelmente, o código de barras foi, e ainda é, um dos principais expoentes da construção do conceito que chamamos de logística 4.0. Entre todas as tecnologias e inovações do setor, essa ferramenta é uma das que mais se destacam e impactam na produtividade.  

Para ter uma ideia, confira alguns exemplos práticos: 

Automação de processos 

Dentro de uma gestão de estoque, otimizar as etapas das logísticas inbound e outbound sempre foi um desafio para as empresas. Sem dúvidas, as falhas e os erros desses processos eram ou ainda são, em boa parte, os principais responsáveis pelos atrasos nas entregas.  

Com a implementação do código de barras, com o sistema WMS, é possível automatizar todas as etapas desses processos, desde o cadastro personalizado de cada produto, passando pela rápida identificação, conferência, endereçamento, armazenagem, picking, expedição e, até mesmo, na hora de fazer o inventário

Tudo funciona de forma integrada e em tempo real. Por exemplo, quando o operador lê o código de barras com o coletor de dados, automaticamente, o sistema recebe aquela informação e dá baixa no estoque do produto em questão. É ou não uma revolução tecnológica para o setor? 

Redução de perdas e erros 

Considerando os mesmos processos acima, imagine ter que controlar, rastrear, separar e movimentar os produtos de forma manual e sem cometer erros. Pode até funcionar, mas dificilmente dará para competir no mercado, concorda?  

Além disso, dependendo da complexidade do estoque, é praticamente impossível ter uma gestão completa e eficiente sem tecnologia. O código de barras proporciona rastreabilidade e controle amplo de cada item sem dificuldades.

Ou seja, atenda a diferentes exigências dos clientes, personalize as etiquetas, busque itens nas prateleiras com facilidade, acabe com as falhas de comunicação e torne mais eficiente os inventários. Reduzir perdas faz toda a diferença na saúde financeira da empresa! 

Agilidade de toda a cadeia 

Como dissemos, muitas vezes, a culpa pelos atrasos nas entregas não é do transporte, mas dos processos internos lentos e obsoletos. Perder a confiança do cliente ou colecionar reclamações pode ser algo irreversível e, nos dias de hoje, conquistar a fidelização vale mais que tudo.  

Os exemplos que demos, mostrando a praticidade e otimização de toda a cadeia graças ao uso do código de barras, já são mais que suficientes para provar que essa tecnologia possibilita agilizar e aumentar a produtividade de uma empresa.

No entanto, vale reforçar que o código de barras não se trata simplesmente de uma ferramenta operacional, mas também de um diferencial estratégico para a gestão de estoque, desde a entrada no armazém até o reconhecimento do cliente

Portanto, investir em tecnologia na logística é mais que essencial para os dias de hoje! O código de barras, integrado ao seu sistema WMS, pode ser uma solução crucial para inserir a sua empresa em uma nova era, na qual a produtividade, eficácia e excelência são consequências reais e tangíveis. 

E aí, gostou das dicas? Entre em contato conosco e agende uma apresentação da nossa solução e para ficar por dentro dos novos posts e se manter informado, siga a gente lá nas redes sociais: FacebookLinkedIn. Até a próxima! 

Facebook
Facebook
LinkedIn