Todo fim de ano o inventário de estoque é uma grande preocupação das empresas. Não só por ter que parar a operação logística para realizar as contagens e os custos operacionais inerentes  aos inventários,  mas pelos índices de divergência que podem ser identificados entre os estoques físicos e contábeis da empresa.

Desenvolvido com o objetivo de auxiliar as empresas na operacionalização dos inventários, o módulo de Gestão de Inventários do sistema AUTOLOG WMS, permite o acompanhamento das contagens em tempo real e possui diversas ferramentas de análise dos dados coletados como gráficos de desempenho dos operadores, relatórios de cada contagem por produto e ranking de divergências.

De acordo com o Allan Bernardotti, gerente de Logística da Akron, distribuidor da Royal Canin, e usuário do sistema AUTOLOG WMS desde 2010,  os inventários da empresa tiveram uma redução de 57% no tempo gasto com as contagens com apenas 75% das pessoas envolvidas, o que possibilitou a empresa minimizar os problemas decorrentes da paralização das operações logísticas e redução de custo de mão de obra.

A acuracidade passou de 75% a 99,5%, ganho este que justificou todo trabalho e investimento por parte da Akron e da TWx.”, diz Allan.

Segundo Allan, a utilização do sistema de gestão de estoques permitiu um maior controle das operações realizadas no depósito como um todo. A utilização das próprias etiquetas dos paletes de lote/validade da Royal Canin pelo AUTOLOG WMS permitiu o controle por FIFO e reduziu a divergência do recebimento. Nos processos de saída, a utilização do sistema de separação por onda/rota e o processo de conferência de embarque deram maior dinamismo às operações gerando maior confiabilidade e ganho significativo de produtividade. .

Para o coordenador de projetos da TWX: “O módulo de Gestão de Inventários foi concebido, não somente para fazer as contagens do estoque, mas ele possui ferramentas muito eficientes para que o gestor do depósito possa acompanhar a realização do inventário, analise as contagens e possa tomar decisões para reduzir o tempo de realização do inventário. As contagens são feitas em tempo real, e a utilização dos coletores para leitura dos códigos de barras permite aumentar a velocidade das contagens e reduzir os erros de apontamento de produtos.”

Dentre essas ferramentas de análise estão os relatórios de contagens que são detalhados e precisos e, por isso, uma ferramenta muito apreciada pelas auditorias internas e externas das empresas.

O sistema permite ainda a exportação dos dados para o ERP da empresa, eliminando erros de transcrição de dados, garantindo uma maior confiabilidade entre os estoques físico e contábil e justificando a utilização e o investimento em um sistema WMS.

Tags:
Abrir bate-papo
1
Olá 👋
Posso Ajudar?