Conheça 5 vantagens de ter um centro de distribuição próprio

Muitas empresas conseguem obter elevadas taxas de crescimento e buscam alternativas para manter o negócio cada vez mais lucrativo. Essa postura faz com que algumas organizações optem por investir em um centro de distribuição — unidade responsável por armazenar mercadorias e matérias-primas, além de facilitar o deslocamento dos produtos para os clientes.

A logística é um aspecto que deve ser levado em consideração por uma companhia quando se pretende implantar um local para guardar itens e transportá-los para o consumo. Isso porque as corporações devem priorizar a redução de custos para manter as atividades e oferecer preços mais atraentes para os fregueses.

Se você deseja fazer um gerenciamento mais eficiente dos estoques é melhor ficar atento às informações deste post sobre o funcionamento e as 5 vantagens proporcionadas por um centro de distribuição. Confira!

Entenda como funciona

Num centro de distribuição, são executadas diversas ações, como:

Ao chegar por meio de uma transportadora, uma mercadoria passa por uma conferência que verifica o quantitativo e a documentação. Se houver divergências em relação aos produtos (quantitativo ou estado de conservação), devem ser tomadas providências para a reposição ou ressarcimento junto aos fornecedores.

Quando são encaminhadas para o estoque, as mercadorias devem ser conferidas e separadas de acordo com as suas características. Quanto menos tempo um produto ficar armazenado, menos custos terá para a empresa. Por isso, é importante contar com uma boa logística para que as entregas serem feitas com eficiência aos consumidores.

Conheça os benefícios de um centro de distribuição

Você deve estar pensando sobre as vantagens que uma empresa tem ao investir em um local para centralizar a gestão do estoque e a envio das mercadorias para os clientes. Para acabar com a sua curiosidade, vamos listar 5 benefícios. Confira:

  1. Condições de reduzir os custos

Ao investir em um centro de distribuição, uma companhia faz com que o estoque esteja centralizado em um único lugar. Dessa maneira, os fornecedores podem fazer entregas maiores de mercadorias. A medida aumenta o poder de negociação e propicia obter bons descontos, diminuindo as despesas com a aquisição dos itens.

Além disso, a empresa pode oferecer preços mais competitivos para os consumidores. Isso faz com que os produtos fiquem menos tempo no estoque, reduzindo os gastos com armazenagem.

Quando uma organização conta com um local bem organizado para armazenar as mercadorias, menores são as possibilidades de haver falhas relacionadas com excessos e perdas, o que ajuda a cortar custos.

Com o centro de distribuição, a redução das despesas é viável pelos seguintes motivos:

  • diminuição no valor dos fretes dos fornecedores com um único ponto de entrega;
  • menos gastos com aluguéis, quando se utiliza vários galpões;
  • e redução das perdas com a otimização dos processos de estoque.

Dependendo da localização, é possível também haver uma economia com os tributos. Um dos motivos é que cada estado e município pode adotar uma política própria de cobrança de impostos. Isso faz com que o ICMS possa ter um valor mais baixo, influenciando no preço na mercadoria. Também é possível contar com isenções tributárias, o que ajuda a reduzir bastante as despesas.

  1. Mais controle do processo logístico

Ao centralizar a gestão do estoque em um único lugar, a empresa pode controlar a demanda com mais tranquilidade e inteligência. Se você não quer problemas com o gerenciamento das mercadorias, uma boa iniciativa é adotar o código de barras para diferentes setores de armazenagem.

Assim, é possível identificar os produtos com mais exatidão, reduzir o risco de perdas e conduzi-los para o transporte com mais rapidez. Assim, você possibilita que o seu empreendimento tenha o número necessário de itens para atender aos consumidores, de acordo com a demanda.

Dependendo do porte do centro de distribuição, você também pode investir em softwares de gestão. A iniciativa permite analisar, em tempo real, como o estoque está sendo gerenciado, com informações sobre o quantitativo de itens, tempo de permanência dos produtos, a periodicidade de saída das mercadorias, entre outros fatores.

Quanto mais qualificados forem os dados para gerenciar os estoques, mais fácil será a gestão e menores serão as possibilidades de erro.

  1. Aumento da produtividade em períodos especiais

Nem sempre as vendas estão alcançando um alto nível, mas há momentos que os consumidores estão mais dispostos a comprar. Pensando nisso, você pode utilizar o centro de distribuição para garantir que as mercadorias estarão disponíveis independentemente da época do ano.

Por exemplo, imagine que você atua no ramo de brinquedos. No Natal, a procura por esse tipo produto aumenta consideravelmente. Nesse caso, é fundamental contar com um estoque capaz de suportar o alto crescimento da demanda.

Com um centro de distribuição próprio, você terá mais condições de fazer um planejamento adequado do transporte das mercadorias para as unidades da empresa. Assim, consegue entregá-las no tempo e na quantidade ideais para manter o bom funcionamento do negócio.

  1. Atendimento de melhor qualidade

Contar com um centro de distribuição é uma excelente ação para garantir um atendimento de alto nível. Imagine que um cliente está à procura de um produto em uma loja, mas não o encontra por falta de disponibilidade no estoque.

Essa situação dificilmente aconteceria, caso houvesse um local ideal para o armazenamento e o transporte das mercadorias. Você, inegavelmente, vai satisfazer os consumidores ao contar com produtos de boa qualidade e na quantidade certa. Isso é crucial para melhorar o atendimento.

  1. Possibilidade de planejar melhor os investimentos

Expandir o negócio ou ser mais conservador? Contratar funcionários ou reestruturar o número de colaboradores? As melhores respostas você vai encontrar com um bom planejamento. Isso fica muito mais fácil de ser feito quando uma empresa possui um local exclusivo e com grande capacidade para guardar produtos e gerenciar a demanda.

Num momento de instabilidade econômica e de alta concorrência, é muito importante ter condições de planejar os investimentos e cortar despesas. Afinal, uma organização precisa se adaptar rapidamente aos novos cenários que surgem por questões de mercado, preferências dos clientes e aspectos socioeconômicos.

Fonte: http://blog.gs1br.org/centro-de-distribuicao-proprio/