Quais são os principais indicadores de desempenho logístico?

“Não se administra aquilo que não se mede”, dizia o professor e estatístico norte-americano William Edwards Deming. Mais tarde, essa frase foi perpetuada por Peter Drucker, um dos pais da administração moderna. Até os dias atuais, uma boa gestão deve ser baseada em fatos, dados e números. Quando se trata de Supply Chain, os indicadores de desempenho logístico se tornam um fator essencial para conseguir coletá-los, medi-los, avaliá-los e, finalmente, tomar decisões assertivas. 

E na sua empresa? Será que você mensura, de forma eficiente, as informações e os números necessários para agir? Os gargalos e gaps são devidamente apurados? Enfim, adiantamos que os famosos KPIs podem ser muito variados e capazes de mensurar uma infinidade de indicadores.  

Abaixo, apresentamos os KPIs fundamentais em qualquer empresa de logística e mostramos como a tecnologia é a grande aliada dos gestores. Que tal conferir? 

Quais são os indicadores de desempenho logístico mais importantes para uma empresa?

Acurácia do inventário 

Uma gestão de estoque deve se atentar à eficácia de seu inventário. Afinal, nada mais desgastante para uma empresa do que confirmar o pedido do cliente e não conseguir carregá-lo pelo simples fato de não haver produtos na prateleira. 

Se isso já ocorreu ou a equipe detecta frequentes falhas, é sinal de que a contagem e a integração entre os sistemas de estoque precisam ser revistas. Nesse caso, os indicadores de desempenho logístico poderão mensurar a discrepância dos volumes, onde os erros ocorrem e como melhorar. 

Indicadores de desempenho logístico

Tempo de picking 

Sem dúvidas, um dos maiores desafios dos gestores é conseguir reduzir os atrasos de suas entregas e otimizar a distribuição. Quase sempre, aqueles que não trabalham com indicadores de desempenho logístico buscarão gargalos no transporte, o que nem sempre é o caminho. 

Afinal, há um longo percurso para a mercadoria chegar até o caminhão e seguir para o cliente. Como é feita a identificação, movimentação e, principalmente, separação (picking) de seus produtos dentro do estoque? Você ainda insiste em processos manuais ou já está na era dos códigos de barras?  

Essas e muitas outras questões voltadas para os processos da logística inbound ajudam a desmistificar que os problemas de atrasos ou falhas de atendimento estejam ligados somente ao transporte. Pelo contrário! Em vários casos, os gargalos são internos, dentro do estoque. 

Eficiência na gestão de estoque 

Perder estoque é uma realidade em muitas empresas e pesa mais no bolso do que muitos outros fatores. Apesar disso, graças ao avanço da tecnologia e de sistemas de gestão, esses números podem ser controlados ou, até mesmo, extintos. 

Manter o estoque em dia, independentemente de tamanho e volume, requer um controle apurado e detalhista. Afinal, isso depende de uma série de fatores, como exigências do cliente, validade de produtos, modelo de armazenagem etc. Por isso a necessidade de criar indicadores de desempenho logístico específicos.

Por exemplo, o uso de códigos de barras nas mercadorias possibilitou que as empresas conseguissem controlar, com muito mais eficácia, o desempenho de seus estoques, além de reduzirem tempo e custos. Por meio das famosas etiquetas e dos coletores de dados, toda informação existente para determinado produto é transferida, de imediato, para um sistema WMS, que permite visualizar a localização exata na prateleira, a validade, o lote e o tipo de mercadoria, entre outras informações personalizáveis.

Enfim, esses três indicadores de desempenho logístico são básicos para uma empresa que armazena e distribui produtos. Os exemplos servem para mostrar como a tecnologia, em todos os casos, se faz presente e necessária em rotinas e processos, independentemente do tamanho ou segmento da organização.

Criar KPIs é fundamental para mensurar e identificar as próximas tomadas de decisão do gestor e os sistemas de gestão são as ferramentas essenciais para gerar informações e dados confiáveis. 

Quer criar os seus próprios indicadores de desempenho logístico e tomar decisões mais assertivas? Então, entre em contato com a gente e conheça a nossa solução para gestão de estoque AUTOLOG WMS. 

Facebook
Facebook
LinkedIn