Por que devo utilizar o código de barras no estoque

A decisão de utilizar o código de barras na sua empresa é o pontapé inicial para que ela possa organizar suas informações. O código de barras é importante para qualquer empreendimento, independentemente da atividade exercida ou tamanho (PME, grandes corporações etc.).

A primeira questão a ser compreendida é que, por trás de uma identificação com código de barras, sempre teremos que ter um software de gestão associado, que pode ser simples até um grande sistema corporativo. E você quer saber por quê?

O código de barras informa apenas os códigos dos itens. Para organizar as informações sobre estes itens é preciso um sistema de gestão. É muito comum que os empresários acreditem que basta adquirir o código de barras e pronto! Todos os seus problemas de controle de estoque e inventário estão resolvidos… Mas esse é um conceito incorreto.

É o mesmo que comprar o ingredientes e esquecer de comprar a panela: uma parte do processo foi cumprida, mas sem um sistema de gestão, não há como obter controle e realizar o inventário no estoque.

Realizar a gestão de estoque de forma eficaz é essencial para o bom funcionamento da sua empresa, pois garante que todos os setores tenham os materiais necessários para realizar o seu trabalho e produzir o que é esperado.

O uso de código de barras no estoque é um recurso crucial para que as atividades como, por exemplo, o inventário, sejam realizadas de forma efetiva.

Este artigo vai explicar o que é código de barras e como ele vai ajudar a sua empresa. E se você deseja entender de uma forma completa como melhorar o controle de estoque e inventário leia Controle de estoque.

Então, vamos entender o que é código de barras e quais os benefícios em usá-lo? Siga adiante!

O que é código de barras?

O código de barras é uma representação gráfica, em barras claras e escuras, que informam os números ou letras que o constituem quando decodificadas por leitura óptica.

O Sistema GS1 é um conjunto de padrões de código de barras utilizados em mais de 150 países, que possibilita a gestão eficiente das cadeias de suprimentos, identificando com exclusividade, produtos, unidades logísticas, localizações, ativos e serviços.

Ele facilita a integração de processos, proporcionando soluções estruturadas para mensagens eletrônicas, viabilizando a total rastreabilidade das operações e a visibilidade dos itens que transitam nas cadeias de suprimentos.

Por que implantar código de barras no estoque?

Ao implantar o código da barras no estoque o ganho operacional é facilmente percebível, já que ele ajuda a organizar o setor. O código de barras é como se fosse o CPF do seu produto: um código que identifica itens únicos.

O uso do código de barras no estoque evita que produtos semelhantes sejam identificados como se fossem os mesmos. Como exemplo vamos usar uma caixa de bolachas. Esta bolacha pode ter recheio goiaba ou doce de leite, nas embalagens de 100g e 200g:

  • caixa de 100g de bolachas com recheio de goiaba;
  • caixa de 200g de bolachas com recheio de goiaba;
  • caixa de 100g de bolachas com recheio de doce de leite;
  • caixa de 200g de bolachas com recheio de doce de leite.

Estes 4 itens possuirão identificações distintas, portanto seus códigos de barras serão diferentes. Isso reduz a quase zero o erro humano: produtos que aos nossos olhos podem parecer idênticos e na pressa, acabam sendo categorizados como mesmo produto, o código de barras garante que esse erro não aconteça.

Assim, o uso de código de barras no estoque elimina erros de identificação, ajuda a separar corretamente os produtos e evita problemas de inventário, uso de matérias-primas incorretas, expedição equivocada de produtos e outros.

Benefícios da solução

O uso de código de barras no estoque é uma vantagem competitiva para a empresa. A organização pode realizar movimentações de materiais e controlar seu estoque de forma mais organizada e precisa.

A agilidade nos processos é um dos benefícios. Ao trabalhar com códigos de barras, as atividades operacionais de estoque são realizadas mais rapidamente, fazendo com que os seus funcionários possam realizar outras atividades, aumentando a produtividade. Estes benefícios são sentidos principalmente se a aquisição do código de barras for aliada a implantação de um software de gestão.

Outra vantagem que o uso de código de barras no estoque traz é a facilidade. Trabalhar com leitor de códigos de barras é uma atividade simples e você não precisará envolver seus funcionários em longos treinamentos para implementar essa tecnologia.

Ao informatizar seu sistema com código de barras no estoque, a redução de erros será rapidamente sentida. Isso porque não há necessidade de digitar, identificar ou distinguir produtos, o código de barras fará isso pela pessoa.

Considerando que o uso de código de barras no estoque reduz erros humanos e por consequência o retrabalho, é facilmente implementado e torna os processos mais ágeis, é fácil enxergar que esses benefícios levarão a uma redução de custos que irá facilmente compensar o investimento feito para implementá-lo.

E você, já utiliza código de barras no estoque da sua empresa? Se você gostou desse conteúdo, compartilhe-o nas redes sociais para que seus colegas possam aprender mais sobre o assunto também

 

Facebook
Facebook
LinkedIn