Qual é o melhor código de barras na logística?

11Um assunto sempre relevante e em alta é o código de barras na logística, uma vez que o uso correto dessa tecnologia proporciona um processo mais rápido e eficaz na busca por mercadorias em armazéns.

Neste post vamos esclarecer algumas dúvidas sobre o assunto e comentar sobre qual é o melhor código de barras na logísticas. Veja, a seguir!

Qual é a importância do código de barras na logística?

O código de barras na logística facilita a atuação das empresas em diferentes áreas. É por meio dele que pode ser feita a automação de muitas tarefas, pois em suas linhas podem ser cadastradas diversas informações importantes sobre os produtos.

Com um código de barras, cada produto se torna único. Ele funciona como se fosse o CPF das pessoas, porém em produtos. Logo, o rastreamento e localizações de algo na cadeia logística se torna muito mais facilitado.

Que ganhos as empresas têm ao adotá-lo?

Quando utilizam códigos de barras em seus processos logísticos, as empresas têm diversos ganhos. Os principais deles são os seguintes:

  • aumento da visibilidade: cada produto pode ser controlado individualmente na cadeia de suprimentos e nas saídas dos PDV;
  • diminuição de desvios: os produtos controlados por um código de barras são mais difíceis de serem desviados ou ficarem sem a gestão fiscal;
  • confiabilidade das informações: o código de barras não pode ser modificado ou falsificado. Isso torna as informações mais confiáveis;
  • diminuição do tempo para operações: as operações, como os registros de  venda se tornam mais rápidas.

Por que é importante ter um software de gestão integrado ao código de barras?

Não são raras as situações em que as empresas relatam o sumiço ou perda de produtos em seu estoque. Em casos assim, as ferramentas manuais para controle são pouco eficazes para localizar os produtos.

Com um software de gestão integrado ao sistema de código de barras na logística, basta passar os produtos no leitor e ter uma série de informações sobre ele. É possível verificar transações como o registro de entradas, saídas e transferências, pois tudo é mapeado pelo sistema.

Quais são os principais tipos de códigos de barra indicados para operações logísticas?

Atualmente existem 8 tipos de códigos de barra que podem ser utilizados pelas empresas em operações logísticas. São os seguintes:

  • EAN: totaliza 13 dígitos e é utilizado nos principais pontos de vendas por ter uma leitura simples;
  • Databar: tem o tamanho reduzido e é muito utilizado em produtos pequenos, como alimentos;
  • UPC: é mais utilizado em países como os Estados Unidos e o Canadá;
  • ITF-14: tem 14 dígitos e é voltado para uso em caixas e lotes em centros logísticos;
  • Código 128: tem uma composição alfanumérica e também é utilizado em unidades logísticas;
  • Código 25 intercalado: é utilizado para equipamentos despachados, como cargas e bagagens;
  • QR Code: utilizado para leitura em smartphones e tablets;
  • DataMatrix: é similar ao QR Code e muito utilizado na área da saúde, como em lotes de medicamentos, por ser mais fácil de rastrear as informações.

Como você pode perceber, não existe um código de barras na logística que é melhor do que outro. Cada um deles é indicado para uma ocasião e tudo depende da operação que você pretende realizar.

Para saber mais sobre código de barras e qual deles é a melhor opção para as operações da sua empresa, entre em contato com a nossa equipe de especialistas. Será uma satisfação colaborar para melhorias no seu negócio!

Facebook
Facebook
LinkedIn