Ainda que o cenário econômico esteja sendo positivo para o crescimento do setor em 2021, reduzir custos na indústria de cosméticos sempre será uma estratégia fundamental para essas corporações se manterem mais competitivas e sustentáveis financeiramente.   

Afinal, tal mercado se caracteriza pela dinâmica e complexidade de suas operações, que precisam obrigatoriamente atender a inúmeras normas e processos de qualidade e segurança, tanto na produção, como na distribuição dos produtos.   

Com isso, a indústria de cosméticos se torna um dos setores que mais demandam controles específicos e gestões eficientes de toda a sua cadeia produtiva e logística.   

E para saber como reduzir custos nesse cenário, nós destacamos algumas dicas úteis para a sua empresa. Vamos conferir?   

Quais os principais custos da indústria de cosméticos?   

Por se tratar de um setor com diversas especificidades operacionais, tais como controles de qualidade exigentes, transporte e armazenagem especiais, segurança e fiscalização sanitária, naturalmente a indústria de cosméticos engloba custos e riscos nos seus mais variados processos.   

Mas de uma forma geral, podemos enumerar os seguintes fatores como os custos mais importantes a serem otimizados neste setor. São eles:     

  •  compras de insumos, especialmente quando se envolve importações;    
  •  processos produtivos;    
  •  perda de estoques;    
  •  multas e penalidades de órgãos fiscalizadores;    
  •  transporte e armazenagem logística.    

E como reduzir custos na indústria de cosméticos?   

Assim como em qualquer outro setor industrial, não há “receitas prontas” para reduzir custos operacionais em suas cadeias produtivas e logísticas. Sendo assim, cabe aos gestores conseguirem identificar seus gargalos, falhas e soluções a serem implementadas em seus negócios.   

No entanto, visto os principais custos inerentes a este mercado e destacados no tópico anterior, é possível ressaltar algumas dicas práticas do que pode ser feito para tentar reduzi-los em uma indústria cosmética.   

Confira!   

Automação de processos produtivos   

Em tempos de indústria 4.0, a automação de processos produtivos é fator indispensável em qualquer setor, o que evidentemente inclui o mercado de cosméticos.   

Hoje, o investimento em tecnologias e equipamentos inteligentes aplicado às linhas de produção industrial tem permitido que diversas empresas reduzam os seus custos, agilizem seus processos internos, melhorem a qualidade e segurança de seus produtos e aumentem a produtividade de suas fábricas.   

E entre as infinitas soluções para automação desses processos, podemos destacar, por exemplo, o advento de softwares de gestão industrial, equipamentos e maquinários inteligentes, robôs, sistemas de envase e monitoramento, IA, IoT, entre outros.   

Otimização de compras   

Diversos cosméticos ainda são importados ou dependem de insumos estrangeiros para o seu envase ou fabricação no Brasil. E atualmente, com a alta constante do dólar, esses custos acabam impactando diretamente a saúde financeira das empresas e demandam novas estratégias de compras.   

Assim, para reduzir esse tipo de custo na indústria de cosméticos, algumas práticas e soluções podem ser úteis, tais como: melhor planejamento de compras, busca por novos fornecedores, substituição de insumos por alternativas nacionais etc.   

Melhorias com a qualidade e segurança   

Como bem destacado, um dos principais riscos de custos na indústria de cosméticos se refere aos exigentes controles de qualidade e segurança dos processos produtivos, assim como dos produtos entregues no mercado.   

A ANVISA, órgão responsável por tais monitoramentos e fiscalizações, demanda uma série de exigências e normas a essas empresas e qualquer irregularidade, descumprimento ou ocorrência pode acarretar em penalidades incalculáveis aos responsáveis.   

Por isso, para evitar esses custos na indústria de cosméticos, é fundamental reforçar processos e políticas internas, oferecer treinamento frequente aos colaboradores, conquistar selos de qualidade e realizar auditorias periódicas.   

Investimento na gestão de estoque   

Por fim, a otimização logística é outro fator de extrema importância para reduzir custos na indústria de cosméticos, em especial, no que se refere à gestão de estoque.   

Com especificidades únicas e controles muito detalhados, fábricas e armazéns deste setor precisam contar com uma infraestrutura adequada e capacitada para atender suas demandas com eficiência e sem riscos de perdas, contaminações e erros operacionais.   

E entre as principais soluções a serem implementadas neste quesito, destaca-se o sistema WMS, um software completo e que, em conjunto com coletores de dados, permite total controle e otimização de cada etapa do supply chain.    

Em resumo, essas são as principais dicas sobre como reduzir custos na indústria de cosméticos e manter a produtividade e eficiência de suas operações. E como bem vimos, apesar dos riscos e da complexidade do setor, diversas soluções já estão à disposição no mercado, permitindo otimizar e melhorar o desempenho de seus processos.   

Gostou? Quer mais dicas? Então, não deixe de conferir também nosso próximo post e saiba por que o sistema WMS é considerado uma solução ideal para as necessidades da indústria de cosméticos. Boa leitura!  

 

Abrir bate-papo
1
Olá 👋
Posso Ajudar?