O coletor de dados, por vezes chamado de coletor WMS, é uma ferramenta indispensável hoje para uma gestão de estoque automatizada e que opere com base em um sistema WMS. 

Afinal, é por meio deste equipamento que os seus operadores conseguirão “ler” as informações impressas nos códigos de barras ou QR Codes das embalagens e também disparar tarefas a serem realizadas nas próximas etapas. 

Mas para entender melhor o que é, como funciona e quais as vantagens práticas agregadas por um coletor de dados WMS, nós preparamos este post com dicas e informações úteis sobre o tema. 

Sendo assim, sem grandes delongas, vamos direto ao ponto. Boa leitura! 

O que é um coletor WMS? 

O coletor de dados WMS é um equipamento tecnológico que, literalmente, funciona para “coletar dados” dos itens de um estoque e disparar tarefas seguintes aos demais operadores por meio de um sistema WMS. 

Na prática, suas embalagens estarão identificadas por etiquetas com códigos de barra, QR Code ou RFID, que por sua vez, carregarão todas as informações inerentes aquele item. 

Dessa forma, o coletor WMS funcionará como uma espécie de leitor óptico desses códigos, disponibilizando assim essas informações de imediato ao operador e podendo disparar diferentes tarefas para as próximas etapas do Supply Chain. 

Quais as vantagens que este equipamento agrega na prática? 

Trabalhar com um coletor WMS é uma forma de automatizar tarefas e controles indispensáveis de uma cadeia de suprimentos e que, certamente, seriam impossíveis ou, pelo menos, limitadas, casos fossem realizadas de forma manual. 

Na prática, com os coletores de dados WMS, todos os seus processos passam a ser realizados de forma tecnológica e automática, com base em dados e informações previamente registradas no sistema. 

Com isso, podemos destacar como vantagens agregadas pelo coletor WMS, os seguintes fatores:  

  • automatização de processos; 
  • controles mais apurados; 
  • eliminação de erros e conferências; 
  • redução de tempo e de custos; 
  • eliminação de retrabalhos, falhas e gargalos; 
  • agilidade para todas as etapas do Supply Chain; 
  • otimização de tarefas. 

Quais são as etapas em que pode se usar o coletor WMS? 

Como bem destacado, o sistema WMS é a solução mais completa e diversificada atualmente para uma boa gestão de estoque, permitindo otimizar toda a cadeia de suprimentos de ponta a ponta. 

E nesse sentido, o coletor WMS pode ser utilizado em todas as etapas em que o sistema WMS opera, tais como:  

É preciso investir e comprar esses coletores de dados WMS? 

Uma dúvida muito recorrente entre as empresas e gestores de estoque se refere à necessidade de investimento dos coletores WMS e, logo de cara, já dizemos que isso não é uma obrigação. 

Afinal, diversos prestadores de serviços oferecem o aluguel destes aparelhos junto à contratação do sistema WMS, o que permite reduzir custos e tempo com pesquisas e compras desnecessárias. 

No caso do Autolog WMS, o sistema WMS desenvolvido pela TWx, os coletores de dados são fornecidos pela Compex, referência nacional no setor nesse sentido. Assim, ao contratar um módulo ou software completo, a sua empresa poderá optar pelo aluguel de coletores, conforme a necessidade de suas operações, de uma forma flexível, eficiente e com o melhor custo benefício do mercado. 

Em resumo, essas são algumas dicas e informações úteis sobre a importância e as vantagens de usar um coletor WMS na gestão de estoque e como tal ferramenta pode contribuir para a otimização e controle de todas as etapas de uma cadeia de suprimentos. 

Gostou do post? Quer conhecer um pouco mais sobre os módulos disponíveis do Autolog WMS e como os coletores de dados podem ser usados em cada um deles? Então, acesse agora a solução da TWx e confira os seus diferenciais.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Olá 👋
Posso Ajudar?