O que é um wms?
  • abril 26, 2023
  • TWX
  • 0

Você sabe o que é um WMS de gestão de armazém e por que esse tipo de ferramenta se tornou tão essencial na logística nos últimos anos? A resposta é simples! Afinal, estamos diante de uma verdadeira revolução tecnológica que permite automatizar praticamente todas as etapas de um supply chain, agregando assim inúmeros benefícios às empresas e reduzindo consideravelmente os riscos de erros, perdas e falhas nos processos. 

E para você conhecer melhor e entender na prática como funciona o WMS, nós preparamos este miniguia básico sobre o software. Boa leitura! 

O que é um sistema WMS? 

Um sistema WMS (Warehouse Management System) é um software projetado para gerenciar as operações de um armazém ou centro de distribuição. Na prática, ele permite controlar e otimizar todas as atividades relacionadas ao armazenamento de ponta a ponta. Ou seja, do recebimento de mercadorias até a expedição. 

Em geral, o sistema WMS possui recursos para localizar e rastrear estoques, gerenciar ordens de compra e vendas, gerenciar locais de armazenamento, programar atividades de recebimento e expedição, gerenciar o picking (separação de pedidos) e a movimentação de mercadorias dentro do armazém. Também pode incluir ferramentas para gerar relatórios, automatizar processos e integrar com outros sistemas. 

Com um sistema WMS, as empresas podem melhorar a eficiência do armazenamento e reduzir custos, minimizar erros, aumentar a precisão do inventário e melhorar a capacidade de atender pedidos rapidamente. 

Como funciona um WMS na prática? 

Na prática, um sistema WMS funciona integrando-se com as operações do armazém para monitorar e controlar o fluxo de produtos e informações. Isso é feito através de uma combinação de hardware e software. 

Uma das principais ferramentas do sistema WMS é o coletor de dados. Esses dispositivos portáteis, geralmente em formato de computador de mão, permitem que os operadores do armazém capturem dados dos itens em tempo real enquanto realizam as atividades de armazenamento e movimentação de produtos. 

O que é um wms?
 

 

Com o coletor de dados, por exemplo, o trabalhador pode receber instruções sobre o local de um item, confirmar a coleta de produtos para um pedido específico, fazer a verificação do estoque, e muito mais. As informações coletadas pelos coletores são enviadas diretamente ao sistema WMS, onde são processadas e atualizadas em tempo real. 

Além disso, essas informações podem ser muito variáveis ou até mesmo personalizáveis, sendo possível, por exemplo, ter acesso a dados específicos como lotes de fabricação, tipo de SKU, data de validade, nome do fabricante etc. 

Tudo isso funciona por meio de etiquetas que armazenam quantidades enormes de dados dos produtos através de códigos de barra, QR Codes ou RFID. 

Quais são as vantagens agregadas por um sistema WMS? 

Agora que você sabe o que é um WMS e como funciona na prática, podemos destacar alguns dos benefícios indiscutíveis que a ferramenta pode proporcionar às empresas. 

Confira!  

  • Melhoria na precisão do inventário; 
  • Aumento da eficiência das operações do armazém; 
  • Redução de erros e retrabalhos; 
  • Maior visibilidade das operações do armazém; 
  • Melhoria na capacidade de atender pedidos rapidamente; 
  • Melhoria na gestão de estoques; 
  • Redução de custos operacionais; 
  • Melhoria na tomada de decisões baseadas em dados; 
  • Maior integração com outros sistemas empresariais; 
  • Melhoria na segurança do armazém e dos produtos. 

Conheça mais o Autolog WMS da TWx 

Considerado uma das ferramentas mais dinâmicas e completas do mercado nacional, o Autolog é o WMS desenvolvido pela TWx e conta com diferencias exclusivos, que permitem que o software atenda ainda melhor as necessidades de cada empresa e com o melhor custo-benefício. 

Um dos principais destaques do Autolog WMS se refere justamente a possibilidade de implementações modulares, ou seja, sua empresa pode instalar apenas uma \”parte\” do programa, conforme as reais necessidades de otimização de sua gestão de armazém. 

Por exemplo, há módulos diversos disponíveis, bem como:  

Em resumo, essas são algumas dicas para você entender melhor o que é um WMS, como essa ferramenta funciona na prática, seus benefícios indiscutíveis à gestão de armazém e, por fim, como o software pode ajudar sua empresa a otimizar praticamente todo o seu supply chain com eficiência, praticidade e segurança. 

Quer saber mais e conhecer melhor o Autolog WMS da TWx? Então, acesse nosso site e confira todos os diferenciais destacados acima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Olá 👋
Posso Ajudar?