Como o WMS pode melhorar a separação de pedidos da sua empresa

O Picking (separação de pedidos) ainda é uma das atividades logísticas que causa muita dor de cabeça aos gestores. Afinal, quando não há planejamento e controle, ela pode gerar custos, demandar tempo e oferecer riscos ao negócio. No entanto, existem algumas práticas que ajudam a otimizar esse processo, como a adoção de um WMS, que tornam essa tarefa muito mais dinâmica e aumentando a produtividade do setor. 

Quer entender melhor como isso é possível? Então, leia nosso post até o final e confira as dicas que trouxemos! 

Como otimizar a separação de pedidos de sua empresa? 

Otimizar a separação e preparação dos pedidos de um centro de distribuição é fundamental tanto para melhorar os processos internos como para agilizar o atendimento ao seu cliente. Realizar esta atividade de forma manual, requer muita atenção, pois, pode gerar certas dificuldades de controles, inconsistências no estoque, retrabalhos e lentidão dos processos.  

Por isso, o uso de ferramentas tecnológicas como um software WMS são imprescindíveis nos dias de hoje. Elas facilitam a otimização do Picking, independentemente do tamanho de seu negócio. Confira alguns passos importantes que você pode — e deve — implementar em sua empresa, para ter mais eficiência na separação de pedidos. 

1. Treine seus colaboradores 

O primeiro passo para otimizar a separação de pedidos de seu armazém é contar com uma equipe capacitada e que domine as atividades, ferramentas e equipamentos necessários. Realize treinamentos com frequência, incentive uma maior integração entre os colaboradores e permita que eles tragam dúvidas e sugestões sobre os processos do armazém

Acompanhe também o turnover dos funcionários, afinal, uma rotatividade muito grande de pessoas pode impactar a eficiência das atividades do Picking.  

2. Defina KPIs 

Toda empresa do setor logístico precisa definir seus indicadores de desempenho. Eles são fundamentais para medir e avaliar o andamento dos mais variados processos, sempre em busca de melhorias da performance operacional do negócio.  

Na atividade de separação de pedidos também não poderia ser diferente! O que precisa melhorar em seu armazém? Tempo, capacidade, movimentação, mão de obra são alguns dos indicadores que podem ser escolhidos. Trabalhe com um KPI específico, aponte as necessidades e tome a decisão certa para evoluir cada vez mais. 

3. Acompanhe relatórios 

Os relatórios são fundamentais e devem servir de base para os acompanhamentos dos KPIs. São eles que geram dados e informações essenciais para as tomadas de decisões e mudanças de estratégias. 

Para a facilitar ainda mais a emissão desses relatórios, é primordial que a empresa conte com sistemas modernos e eficazes de gestão logística

4. Invista em tecnologia como WMS

A cada ano, a tecnologia traz novas facilidades ao setor de logística. Hoje, por exemplo, a separação de pedidos de um armazém pode ser mais eficaz com o uso de um sistema de gerenciamento de depósito. 

Imagine ainda ter que realizar a coleta de dados de um determinado produto e localizá-lo dentro do centro de distribuição de forma manual. Hoje, um coletor de dados eletrônico realiza essa tarefa em segundos, por meio da leitura de códigos de barras, QR code e RFID, com muito mais assertividade, segurança e produtividade.

Além disso, é fundamental que gestores e colaboradores trabalhem integrados a um software WMS (Warehouse Management System). Ele deve ser compatível a esses coletores de dados e integrável ao ERP de sua empresa. Certamente, esse ponto é crucial para a otimização de todos os processos citamos acima e de muitos outros. 

Enfim, essas foram nossas dicas sobre a importância de otimizar a atividade de separação de pedidos de uma empresa. Sem dúvidas, o uso da tecnologia é um ponto crucial nesse processo de transformação digital de seu armazém.

Um software WMS é um dos exemplos do que toda empresa do setor de logística deve investir para melhorar seu desempenho, modernizar seus processos e promover maior produtividade de suas equipes. 

E aí, gostou das dicas? Pretende revolucionar sua operação com o uso da tecnologia e melhorar a separação de pedidos? Então entre em contato com nossa equipe e conheça nossas soluções.