Quando se fala de serviço ao cliente, o foco sempre é no relacionamento entre fabricantes e distribuidores e a logística no pós-venda é uma etapa importante deste processo.

As empresas possuem muita preocupação com a questão da logística, já que ela tem um papel importante na satisfação do cliente. De maneira geral, os seguintes itens possuem foco quando se trata de melhorar a logística no pós-vendas

  • Disponibilidade dos produtos;
  • Cumprimento dos prazos de entrega;
  • Informação em tempo real de cada etapa da entrega;
  • Controle do tempo de reparo ou a troca de algum item defeituoso.

Estes são apenas alguns dos fatores importantes para manter a estrutura das operações. Que tal conhecer algumas boas práticas que irão lhe ajudar a melhorar sua logística no pós-vendas? Acompanhe o artigo!

Experiência do Cliente

A manutenção da carteira de clientes fiéis minimiza os esforços contra a concorrência e luta por novos consumidores. Assim, os custos extras com marketing são direcionados para otimizar os procedimentos e servir melhor as pessoas que já compraram seus produtos/serviços.

Sempre que finalizar um processo logístico, o ideal é implementar práticas que tenham a finalidade de fidelizar o cliente como, por exemplo, realizar uma pesquisa de satisfação. Dessa forma, a empresa constatará o que deu certo na estratégia e nos processos e o que pode ser melhorado.

Estas informações podem ser obtidas com um parâmetro chamado NPS (Net Promoter Score), que possibilita o consumidor atribuir uma nota de 0 a 10 para todo o serviço.

Contudo, não é apenas a pontuação que determina a satisfação dos consumidores. Outros canais têm um papel importante na percepção da marca como as redes sociais, por exemplo. O “marketing boca a boca” é muito eficiente, pois demonstra como é seu serviço ou produto na prática. Já está comprovado: as pessoas confiam mais na indicação de familiares e de amigos.

Dicas de Logística no pós-venda

Alguns fatores agregam muito valor a experiência do cliente, como disponibilidade dos produtos, informações claras, qualidade de serviço, entregas dentro do prazo, entre outros.

A realização de uma boa logística no pós-venda preserva todo o trabalho realizado pela empresa e seus esforços para manter uma boa imagem. Confira algumas dicas para conquistar isso.

Tenha um sistema de gestão logística

Garantir que um o processo de logística no pós-venda seja realizado com qualidade exige controle sobre o fluxo de informações, identificando cada etapa do processo, desde o momento de saída da mercadoria do armazém até sua entrega.

Resolver problemas de forma rápida requer atividades bem definidas, troca de informações com facilidade, uma equipe experiente e bem estruturada e tecnologias, como um WMS (“Warehouse Management System”, Sistema de Gerenciamento do Armazém), que ajuda a ter visibilidade e controle.

Simplifique as devoluções e entregas

O processo de devolução da mercadoria torna-se fácil quando a logística no pós-venda conta com um bom sistema. Assim, é possível localizar notas fiscais rapidamente e separar um pedido para substituir com agilidade o que foi enviado.

Além disso, ao monitorar o tempo de entrega, a empresa consegue pensar em novas estratégias para torná-los mais ágeis.

Com as informações registradas no pós-venda, os gestores podem encontrar os padrões e outros indicadores que os ajudarão a tomarem decisões mais eficientes.

Acompanhe e realize melhorias contínuas

O fator decisivo na logística no pós-venda é acompanhar o desempenho da equipe. Tendo acesso aos dados dessa etapa, os gestores conseguem ter mais visibilidade para estabelecer sequências otimizadas das atividades de sua equipe.

Com isso, é possível entender os problemas que atrapalham os trabalhos e, dessa forma, realizar ajustes e aumentar a produtividade. A melhoria contínua é a melhor estratégia para manter os níveis de serviços.

Sua empresa possui uma boa logística no pós-venda? Acha que é possível melhorar e se tonar mais competitiva? Entre em contato conosco e veja como!

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