Contagem de inventário de ciclo trimestral proporciona uma medida mais exata

Apesar de ser uma prática menos comum, alguns estoques ainda são contados anualmente.

Um grande número de empresas ainda faz o inventário físico anual à moda antiga. É uma prática que prevalece embora ainda tenham suas desvantagens, dizem os especialistas em gerenciamento de estoques.

Os inventários físicos anuais “acarretam no fracasso”, as contagens de ciclo trimestral proporcionam uma medida mais exata e mais útil do que está nas suas prateleiras.

Veja algumas dicas para auxiliar nesse processo.

Como melhorar as contas físicas anuais em seu armazém:

  1. Limpe o armazém: No gerenciamento de estoque, a limpeza tem que ser imaculada – a exatidão na organização e no estoque geralmente caminha lado a lado. Caixas nos corredores, itens empilhadeiras nos cantos, e teias de aranha no cabo da vassoura são, todos, sinais de uma péssima abordagem do gerenciamento de estoque.
  2. Contar antes do grande evento: Fazer algum trabalho com antecedência poderá facilitar o processo. No entanto, certifique-se de não desperdiçar tempo. Se você conta itens de alta rotatividade com antecedência, a contagem mudará antes do inventário anual, forçando-o a contar duas vezes.

Uma medida mais sábia é contar os itens de baixa rotatividade com antecedência. Selecione a quarta parte de menos rotatividade do estoque, e conte essas SKU’s.

Nos itens contados, cole uma etiqueta grande fluorescente indicando a quantidade encontrada.

  1. Interrompa as vendas: Na véspera da contagem de estoque, interrompa seus negócios. Tentar contar o estoque em movimento somente eleva o grau de dificuldade. Além disso, certifique-se de tirar das prateleiras o estoque com tickets impressos para a espera. Se você deixa o estoque vendido na prateleira, você acionará uma discrepância. Isso irá parar a contagem enquanto você corrige o problema. Coloque um aviso claro de “não contar” esse estoque.
  2. Monte as equipes de contagem com antecedência, não deixe isto para ultima hora:Se você o fizer, os funcionários inexperientes acabarão por ficar juntos e criarão um potencial problema na contagem.

Agende uma apresentação da nossa solução AUTOLOG WMS para gestão de estoque e conheça as melhorias que ele pode trazer a sua empresa 

Fonte: Revista IMAM Logística, Edição 300