
O software AUTOLOG WMS da TWx, tem todos os módulos para a boa implementação de um WMS integrado ao seu ERP.
Possui módulos de:
- Portaria
- Recebimento
- Armazenamento com regras de endereçamento
- Transferências entre depósitos
- Transferência para produção / apontamento de Produto Acabado
- Separação
- Picking
- Checkout
- Conferência de Separação e Embarque
- Inventários (geral, cíclico, por endereço, item, etc)
A utilização das funcionalidades de um software de WMS no final de um ano, potencializa-se muito, pois há um aumento considerável das operações, devido às vendas no período de festas.
Mas há um módulo em particular, que se torna crítico para todos os usuários do software AUTOLOG WMS.
O módulo de Inventário
Quer seja por uma necessidade das empresas de se organizarem ou por necessidade legal, todas as empresas realizam um inventário na virada do ano.
Fazer um inventário, não é a realização de uma mera contagem de seu estoque.
O bom resultado de um inventário depende de um bom planejamento para realizá-lo.
Enfim, com o que devo me preocupar:
Fechar as portas do CD
- Para a realização de um inventário geral (final de ano), não pode haver movimentação de materiais.
- A produção precisa parar. Há casos em que isso não é possível, mas há meios de contornar a situação.
- A parte mais difícil que nenhum gestor gosta de falar: Não pode haver faturamentos, ou seja a empresa precisa parar as operações.
- Esta é a razão principal de realizar um bom inventário no menor tempo possível.
Organização de meu estoque
Os especialistas dizem que o sucesso de um inventário é 60% organização e 40% contagem.
Todos os produtos devem estar etiquetados, com as informações necessárias: descrição detalhada, lotes (quando houver) e quantidade dos itens por unidade inventariada (caixas, paletes, etc).
Os produtos novos devem estar cadastrados no seu ERP e não podem haver duplicidades de códigos: ID, lotes, etc.
Os códigos de barras devem ser bem impressos e estar legíveis.
Os endereços nas estruturas (posições) precisam estar identificados e legíveis.
Limpeza
Avalie os itens que estão ocupando espaço no CD e são inservíveis.
É um bom momento para itens obsoletos (fora de catálogo), vencidos, danificados, retorno de campo, estoque de paletes, etc, serem realocados ou descartados.
Limpe as ruas e estantes para facilitar o trânsito e operação das empilhadeiras.
Infraestrutura
Normalmente para uma operação de inventário, há necessidade de uma quantidade extra de coletores de dados, impressoras, licenças de softwares, etc.
Pode-se alugar esses equipamentos e licenças de software, pois normalmente a demanda é pontual.
Verifique sua rede de dados, internet, disponibilidade de servidores e o mais importante: a rede de wi-fi deve comportar o aumento de coletores que serão utilizados no inventário e ter cobertura em toda a área a ser inventariada.
Insumos de impressoras: etiquetas, ribbons, etc
Empilhadeiras, combustível (gás ou baterias) serão necessárias.
Informe-se se não vai haver manutenção na rede elétrica, que interrompa o fornecimento de energia.
Treinamento
A equipe que será alocada na realização do inventário, deve ser bem treinada e conhecer as características de sua operação.
Muito comum utilizar a mão de obra administrativa ou terceirizada para compor o time de pessoas que realizarão as contagens.
Sem treinamento, fatalmente haverá erros de contagens, pois além de não saber operar um coletor de dados (o que é muito simples) não reconhecerá os itens que estão contando.
Acompanhamento
Contar itens é uma atividade simples, mas que requer conhecimento do produto, domínio da tecnologia envolvida, conscientização e envolvimento.
Um acompanhamento de perto de profissionais especialistas, permite que as dúvidas ou erros de operação, sejam resolvidos no ato e no menor tempo possível.
Um operador que conte errado um endereço, poderá contar errado todos os endereços que ele inventariar. Faz com que se tenha que abrir outras contagens desnecessariamente.
Por estas e muitas outras razões, antes de planejar e executar um inventário, converse com os profissionais da TWx. Eles podem orientá-lo para que a realização ocorra da melhor forma possível. Sem transtornos e surpresas.
Uma decisão errada, pode por a perder um inventário todo, sendo reprovado pela auditoria, ou no mínimo perdendo todo o tempo dedicado, horas extras, etc.
A TWx, junto de seus clientes, executou mais de 150 mil tarefas de inventário no final de 2020 e início de 2021, acompanhando inventários bem sucedidos na sua base clientes.
Agende agora uma apresentação com um de nossos especialistas e descubra um pouco mais sobre essa solução logística!