AUTOLOG WMS – Essencial: Afinal o que é esse produto?

Iniciamos semanas atrás um ciclo de entrevistas com nossa Equipe TWx.

Após a entrevista com Jorge Miakawa – diretor geral da TWx, damos continuidade com o tema: AUTOLOG WMS – Essencial.

Aproveitem.

 


Gisele Alves:  O que é o AUTOLOG WMS? Qual a sua finalidade?

Jorge Miakawa: A TWx é uma empresa de software. Desenvolve, implementa e oferece a manutenção a seus clientes e usuários.

O AUTOLOG WMS, é o software carro chefe da empresa. Permite a implementação de um WMS (sistema de gerenciamento de armazéns e depósitos) em empresas de todos os segmentos: autopeças, montadoras de veículos, químicas, farmacêuticas, cosméticos, alimentos, papel, embalagens e outras.

 


Gisele Alves:  Somente para empresas grandes?

Jorge Miakawa: No passado, implantar um WMS (warehouse management system) era um projeto para grandes empresas que queriam controlar suas movimentações, desde matérias primas e produtos acabados, com identificações com código de barras e rfid (etiquetas inteligentes com chip) em seus depósitos.

Objetivavam o controle exato de seus saldos de produtos, para informar o setor de vendas das quantidades exatas que poderiam vender e fornecer. Também era importante a acuracidade e rastreabilidade de suas informações.

Nos últimos anos, o interesse por WMS se tornou vital para todos os portes de empresas. Desde médias empresas até as de pequeno porte e em todos os segmentos.

 


Gisele Alves:  Qual a razão do interesse dessas empresas pequenas em WMS?

Jorge Miakawa:  Num mercado cada vez mais competitivo, onde a agilidade e capacidade de adequação às necessidades do consumidor, se torna o fator decisivo da sobrevivência, entregar rapidamente a mercadoria e sem retrabalho gerado por entregas invertidas, se tornou o grande diferencial.

Uma das grandes falhas em empresas desse porte, é vender mais do que possui de estoque de produtos acabados ou o inverso, vender menos por receio de não ter saldo para entregar. O desconhecimento de seu saldo disponível, simplesmente pode levar um empreendedor ao colapso comercial.

Um bom sistema de WMS trás ao empresário, todo o conhecimento de sua operação com informações precisas, e em tempo real para suas tomadas de decisões.

 


Gisele Alves:  Então, o que é o AUTOLOG WMS – Essencial?

Jorge Miakawa: É um produto que permite a implementação de um WMS, num tempo muito reduzido e sem investimento, mediante uma mensalidade apenas.

A equipe de implementação de projetos da TWx, realiza todo o trabalho em 15 dias, sendo 60% das atividades remotamente.

Ideal para estes tempos em que há a necessidade de distanciamento social e solução imediata de problemas, adequando os processos aos aumentos de volume de separação e entrega de produtos, promovidos agora durante a pandemia.

 


Gisele Alves:  Então o AUTOLOG WMS – Essencial é um produto mais simples, com menos funcionalidades?

Jorge Miakawa: Não, são o mesmo produto.

O AUTOLOG WMS – Essencial é idêntico ao  AUTOLOG WMS.

O que muda é a forma com que eles são entregues e implementados.

O AUTOLOG WMS, é implementado como um projeto e pode sofrer adaptações, customizações, além de todas as parametrizações possíveis no produto.

O AUTOLOG WMS – Essencial, é pré-parametrizado.

 


Gisele Alves:  Essa “pré-parametrização”, atende ao cliente que busca um WMS?

Jorge Miakawa:  Sim. O cliente que busca uma implantação de um WMS, sem grandes particularidades, que é a grande maioria de nossos clientes atualmente, seus processos tem total aderência à forma como o AUTOLOG WMS – Essencial está parametrizado.

Como costumamos dizer, é um WMS implementado em linha reta, sem grandes desvios.

Continua controlando: recebimento, identificação, armazenamento com regras de endereçamento, transferências internas, picking, separação, checkout, conferência e embarque.

Controle por lote, FIFO, LIFO e muito mais. Garantindo total rastreabilidade de seu material.

Tudo isso, podendo ainda ser integrado aos principais ERP´s do mercado, como: SAP, SAP-B1, OMEGA (ABC-71), Protheus, TOTVS, entre outros.

Estava me esquecendo, além de diversas formas de realização de INVENTÁRIOS (gerais, cíclicos, rotativos, por rua, endereço, produto, etc. Com diversas contagens.  

 


Gisele Alves:  Como surgiu essa ideia de ter um AUTOLOG WMS – Essencial?

Jorge Miakawa: Sempre encaramos um WMS como um projeto. Onde as etapas seriam: levantamento de necessidades, definição de processos, customização, homologação e produção ( de forma resumida).

A pandemia nos fez repensar numa nova forma de implementação. Várias empresas nos contataram para resolver a situação momentânea de aumento de vendas e incremento de movimentação (farmacêuticas, higiene, alimentação, e-commerce).

Sem prazos, sem investimento e sem possibilidade de contato pessoal, pensamos em parametrizar o AUTOLOG WMS “em linha reta”, ou seja sem grandes particularidades.

Afinal WMS é WMS e nossa experiência de 25 anos de implementação, nos permitiu projetar uma solução com as funcionalidades mais usuais colhidas de nosso parque instalado.

Desta forma podemos implementar num prazo muito reduzido e com o mínimo de contato pessoal (acesso remoto).

E, o mais importante: baixo investimento.

Assim surgiu o AUTOLOG WMS – Essencial.

 


Gisele Alves:  Agora chegamos no ponto que interessa a muitos empresários, que estão nessa situação de terem que resolver seus problemas, mas não tem mais tempo e nem grandes recursos. Quanto o empresário vai investir no AUTOLOG WMS – Essencial?

Jorge Miakawa: Sendo bem direto, ele vai pagar R$ 3.500,00 por mês e nada mais.

Inclui 5 usuários GRÁTIS, implementação em 15 dias (60% remoto) e suporte permanente para todos os usuários.

 


Gisele Alves:  A pandemia está viabilizando implementação de projetos como estes. Este será o “novo normal” da TWx?

Jorge Miakawa: Muitas empresas que não tem “budget” para esses projetos, conseguem viabilizar um WMS, pois desta forma de parcelas mensais, isso vira um despesa e não um investimento em software.

Não podemos saber ainda o que o futuro nos reservará, mas esta estratégia está viabilizando muitas soluções em empresas de todo porte, principalmente nas médias e pequenas empresas.


Vamos em frente, pois acreditamos que podemos ajudar muitas empresas a resolverem suas “grandes dores”, com essa nova forma de implementação do AUTOLOG WMS – Essencial.