E-commerce: chegou a hora de ter a sua loja virtual

Enquanto as incertezas aumentam com o avanço da pandemia do novo coronavírus, diversos setores da economia parecem conseguir “driblar” a crise e, inclusive, crescer nesses tempos. É o caso do e-commerce, que, segundo um levantamento recente, obteve um crescimento médio de 81% e uma movimentação de mais de R$ 9 bilhões só em abril. 

O que já era uma tendência global se tornou uma necessidade de atuação para a maior parte das empresas. Isso leva a uma aceleração nunca vista antes pela adaptação ou, até mesmo, pela reinvenção de muitas marcas. E no seu caso? Sua empresa já está apta para atender com eficiência nessa nova era de consumo e ser referência em e-commerce?  

No artigo de hoje, reunimos dicas e informações úteis, não só de como ter uma loja virtual adequada, mas também de como estar preparado operacionalmente para esse novo cenário. Vamos conferir? 

E-commerce: uma alternativa para o escoamento do estoque durante a pandemia 

Os impactos da pandemia na indústria e no comércio já são visíveis no país inteiro. De acordo com o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o nível de estoque dos estabelecimentos nacionais se aproxima de um recorde jamais visto por conta do avanço do coronavírus e da necessidade de quarentena.

E como escoar todo esse volume agora? Pode ainda não haver uma receita pronta para todos os casos, mas, sem dúvidas, o investimento em e-commerce e o posicionamento online de muitas marcas se apresentam como boas alternativas.

É válido ressaltar que, em vários setores, o impacto da pandemia não é de agravamento da crise, mas sim de uma transformação nos hábitos de consumo do público. É o caso dos aplicativos de entregas, do setor de alimentos e eletrônicos, entre outros. 

E-commerce

Loja virtual: como ter um e-commerce eficiente em sua empresa

Antes aumentar a sua participação online, é preciso levar em consideração dois fatores essenciais: a mudança de mindset e a infraestrutura operacional. Afinal, não adianta apenas subir um catálogo de produtos na internet se uma dessas partes for falha. 

Por isso, destacamos um breve passo a passo de como operar uma loja virtual em tempos de pandemia e poder ingressar, de forma eficiente, sua marca nessa tendência. Confira: 

  • busque soluções úteis para os clientes em seus produtos ou serviços; 

  • automatize a sua gestão de estoque;

  • avalie a sua capacidade operacional e logística e invista em ferramentas que possam melhorar isso; 

  • procure por diferenciais que possam agregar ao momento (parte do lucro para doações, vouchers promocionais, brindes especiais etc); 

  • aumente a participação da marca nas redes sociais; 

  • invista em comunicação.

Logística: o ponto-chave para um e-commerce eficiente 

Proporcionar a melhor experiência ao consumidor já era uma tarefa obrigatória para qualquer fornecedor. Porém, em tempos de crise, o cliente é rei, como diz a ex-presidente da Associação Brasileira dos Procons, Sophia Martini, que acredita que as pessoas sairão ainda mais exigentes da pandemia. 

A logística, que sempre foi um fator primordial para isso, passa a ser, então, ainda mais importante nesse novo cenário do e-commerce brasileiro. E o segredo disso pode estar na diferenciação promovida pelas tecnologias 4.0.

Ou seja, sistemas de gestão de estoque, inteligência artificial e internet das coisas são alguns exemplos que permitirão às empresas se destacarem durante e após a pandemia, não apenas conseguindo otimizar as suas operações, mas também permitindo atender às necessidades e aos desejos desse novo perfil de clientes virtuais. 

Enfim, ter uma loja virtual e aumentar a sua presença online não deve se limitar a investimentos em marketing e comunicação. Afinal, a logística tem um papel estratégico nessa mudança. E, tenha certeza, ela pode ser o grande diferencial nessa nova era de consumo.

Gostou do conteúdo? Se precisar inovar e otimizar suas operações logísticas para aderir ao e-commerce, não deixe de conversar com os nossos especialistas da TWx e conhecer as nossas soluções de WMS para e-commerce!