A conferência de mercadorias, ou checkout na logística, é uma das etapas mais fundamentais em uma cadeia de suprimentos eficiente, já que visa justamente proporcionar mais agilidade e eliminar possíveis erros e falhas antes e durante o carregamento para a entrega.

Na prática, como o próprio nome sugere, a ideia é conferir se os itens separados estão de acordo com o que foi pedido e, portanto, liberá-lo para distribuição.

Mas apesar de parecer um processo simples, na prática, nem sempre é assim, em especial quando se envolve grandes volumes de mercadorias e uma variedade de informações necessárias.

Por isso, hoje, vamos trazer dicas essenciais sobre o processo de conferência de mercadorias na logística e, claro, sugerir formas de otimizar e melhorar isso na prática com tecnologia.

Vamos conferir?

Afinal, o que é e como funciona conferência de mercadoria na logística?

Quem atua na rotina de armazéns e com a gestão de estoque, sabe bem como um supply chain integra diversas etapas indispensáveis, desde o recebimento dos produtos até o seu carregamento, certo?

Pois bem! A conferência de mercadoria é mais um desses processos e está diretamente integrada à etapa do picking. Em outras palavras, o checkout é feito logo após o processo de separação dos pedidos.

Resumidamente, ele é responsável por verificar se os itens separados fisicamente estão de acordo com o pedido do cliente.

Feita a devida conferência, essas mercadorias podem ser liberadas diretamente para o carregamento ou, em alguns casos, formar outros volumes (packing).

Qual a real importância de uma boa conferência de mercadorias?

Na gestão de estoque e de entregas, qualquer erro ou falha pode comprometer a operação e, inclusive, gerar custos para a empresa e insatisfação para o consumidor.

Logo, conferir eficientemente antes de carregar é um processo fundamental que agrega mais agilidade, controle e qualidade à sua logística.

E isso se torna possível, pois a conferência de mercadoria, quando já otimizada por meio de sistemas de gestão inteligente, se baseia no uso de etiquetas de identificação, que por sua vez, contêm as informações e exigências necessárias daquele controle.

Na prática, isso permite funcionalidades práticas do tipo:

  • Conferência cega/dirigida;

  • Recebimento em diversos níveis de embalagem;

  • Criação de lotes/nº de série de recebimento;

  • Conferência de peso, medida, datas (validade/fabricação);

  • Bloqueio de materiais em inspeção;

  • Controle de divergências;

  • Recebimento de devoluções;

  • Paletização de itens.

E como um sistema WMS permite otimizar esse controle?

Indiscutivelmente, o sistema WMS é a solução mais completa e dinâmica disponível no mercado para a gestão de estoque, permitindo otimizar a cadeia de suprimentos de ponta a ponta, desde o recebimento dos produtos nas docas, até o seu carregamento para a entrega.

Logo, como a conferência de mercadorias não seria diferente. Por meio de codificação e o uso de coletores de dados, o processo de checkout passa a ser muito mais prática, eficiente e seguro, eliminando qualquer possibilidade de erros comuns em controles manuais.

Para ficar mais fácil de entender, separamos a seguir algumas vantagens agregadas na conferência de mercadorias com um sistema WMS. Confira!

Automatização de processos

Além do software em si, o sistema WMS pode agregar uma série de outras tecnologias que vão automatizar seus controles e processos, tais como: impressoras para etiquetas de códigos de barra, leitores e coletores de dados, etiquetadoras etc.

Controles apurados

Passe a ter controle apurado de informações relevantes de seus pedidos para a expedição, tais como: tipo de produto, número da invoice, nota fiscal, total de volumes, endereço de entrega etc.

Integração e segurança

Outra vantagem do sistema WMS se refere à integração com as demais áreas da empresa, o que proporciona mais segurança e controle, seja por questões de falhas, seja por tentativas de desvios ou algo semelhante.

Assim, é possível:

  • bloquear qualquer tipo de alteração no pedido após a conferência da mercadoria;

  • a NF só é gerada após a montagem dos volumes;

  • a quantidade efetivamente conferida é o que, de fato, será usada para emitir a NF.

Em resumo, essas são algumas dicas e informações úteis sobre a etapa de conferência de mercadoria na logística e como ela se torna indispensável para garantir mais qualidade, segurança e eficiência às entregas de seus clientes.

Curtiu? Quer saber mais detalhes sobre como otimizar na prática a sua conferência de mercadoria? Então, acesse agora o módulo de checkout do Autolog TWx e confira as vantagens e funcionalidades dessa ferramenta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Olá 👋
Posso Ajudar?