Coletores de dados e sistema WMS: a combinação ideal

Quer entender como um bom sistema WMS, somado à eficiência e à praticidade dos coletores de dados, é a principal solução tecnológica no setor logístico de todos os tempos, permitindo que empresas dos mais variados tamanhos e ramos consigam, de fato, atingir os melhores níveis de excelência? 

Pois bem! Para isso, é fundamental entender mais sobre essas tecnologias na prática, como essa combinação de ferramentas funciona e, principalmente, em quais pontos do Supply Chain elas atuam trazendo melhorias para a operação. 

Vamos conferir? 

Afinal, o que é um sistema WMS e como os coletores de dados funcionam? 

De acordo com uma pesquisa recente, no Brasil, mais de 40% das empresas ainda insistem em utilizar planilhas como ferramentas de gestão de estoque. Isso reflete diretamente na qualidade dos serviços logísticos prestados no país e, consequentemente, no sucesso das organizações em conseguirem se destacar no mercado. 

Por outro lado, comprovadamente, as empresas que mais investem em inovações na logística crescem bem acima da média no mundo inteiro. E parte desse sucesso tem a ver com o uso de tecnologias na gestão de estoque. 

Atualmente, o sistema WMS é a ferramenta de gerenciamento mais eficaz para qualquer cadeia de suprimentos, possibilitando gerir cada etapa e operação, de forma integrada, rápida e segura.  

Por meio dos coletores de dados, seu operador consegue, em tempo real, disparar tarefas diversas, como identificação do produto, rastreamento no depósito e quantidade existente de itens, entre outras, transmitindo e computando todas essas informações, automaticamente, para o sistema WMS. 

Dessa forma, todas as etapas existentes no Supply Chain — desde o recebimento, passando pela localização e pelo picking, até, finalmente, o check-out — passam a ser automatizadas e agilizadas, tudo com total segurança de informações, custos reduzidos, redução de perdas e, por fim, com uma experiência diferenciada ao consumidor. 

Que benefícios um WMS e os coletores de dados geram ao Supply Chain?

A combinação de um bom sistema WMS e coletores de dados visa, principalmente, otimizar a cadeia de suprimentos em todas as suas etapas. A seguir, destacamos alguns dos principais benefícios que esse tipo de implementação acarreta no supply chain de uma empresa. Confira!

  • aumento do controle operacional dentro do estoque;
  • redução de tempo nas tarefas;
  • melhor gestão de espaços físicos no estoque;
  • otimização na movimentação, rastreabilidade e expedição dos produtos;
  • redução de perdas de estoque;
  • redução de custos operacionais.

Coletores de dados e Sistema WMS

Por que o AUTOLOG WMS e os coletores de dados Compex são a combinação perfeita? 

Já vimos que o uso da tecnologia na gestão de estoque é uma estratégia fundamental para destacar sua empresa no mercado nacional. Porém, com as diversas soluções logísticas ofertadas, é imprescindível acertar na escolha.

Como especialista em sistema WMS, a TWx desenvolveu uma das soluções mais modernas, práticas e completas para gestão de estoque do Brasil, o AUTOLOG WMS, considerado um dos softwares mais flexíveis e eficientes do mercado nacional.  

Ao desenvolver uma solução integrável com os principais ERPs disponíveis no país, a empresa, que tem mais de 30 anos de experiência no ramo, possibilita tanto a implementação completa, que atende a todos os processos da cadeia de suprimentos, quanto a modular, com soluções específicas para cada etapa do Supply Chain. 

Já a Compex é uma das maiores distribuidoras de coletores de dados no país, referência em todo o território nacional pela sua tecnologia de ponta e pelo compromisso para com seus clientes. 

Essa combinação do sistema AUTOLOG WMS e dos coletores de dados da Compex é a garantia da eficiência de sua gestão de estoque, otimizando cada um de seus processos internos, reduzindo custos operacionais, aumentando a produtividade e, claro, proporcionando melhores experiências no mercado. 

Conheça todas as funcionalidades do AUTOLOG WMS

Enfim, essas foram algumas dicas essenciais sobre a eficácia de um bom sistema WMS, somado a praticidade e eficiência de coletores de dados na gestão de estoque. Vale reforçar que há soluções avançadas disponíveis no mercado nacional e amplas oportunidades para tornar sua empresa uma referência em excelência logística. 

Para a sua empresa se destacar e não fazer parte das estatísticas de negócios obsoletos no Brasil, convidamos você, sem compromisso, a agendar uma apresentação do AUTOLOG WMS com um de nossos especialistas. Temos a solução ideal e personalizada para a sua companhia!