Muito além do layout prático e da identificação dos ambientes de seu armazém, a sua gestão só se tornará realmente eficiente a partir de um bom endereçamento de estoque. E, hoje, isso está ligado à capacidade tecnológica que a sua empresa tem ao armazenar, rastrear e localizar qualquer produto nas prateleiras.

O módulo de endereçamento de estoque de um sistema WMS é visto, indiscutivelmente, como a solução mais inteligente para otimizar essa importante etapa do supply chain, garantindo uma operação muito mais ágil, específica e sem riscos de erros, atrasos e até perdas.

Quer saber melhor o que é esse módulo do sistema WMS e como ele atua na prática nesse processo de endereçamento no armazém? Então, continue a leitura do nosso artigo e tome nota das dicas que reunimos para você!

O que é exatamente o endereçamento de estoque?

Como o próprio nome já sugere, o endereçamento de estoque tem a ver com a localidade em que cada item é guardado dentro do armazém, geralmente identificada por corredores, ruas, andares e com sequências alfanuméricas.

No entanto, como bem destacamos no início do artigo, a função do endereçamento de estoque não se limita a uma identificação física do armazém, mas também está atrelada à gestão de supply chain, sendo considerada uma das etapas fundamentais da cadeia.

Na prática, o endereçamento de estoque no supply chain tem a ver com as estratégias de armazenagem de seus produtos. Em outras palavras, essa etapa precisa direcionar, de forma correta, onde cada item deve ser estocado no armazém, podendo levar em consideração algumas especificidades, como o tipo de embalagem, a data de validade, o número do lote e o nome do fornecedor, entre outras.

Nesse sentido, o sistema WMS se torna uma solução imprescindível nessa etapa, visando principalmente otimizar esse volume de informações, dados e necessidades de cada produto.

Endereçamento de estoque: potencialize o seu armazenamento
Young man working at a warehouse with boxes

Como um módulo WMS de endereçamento de estoque pode influenciar nas operações?

Se a sua gestão logística ainda opera de forma manual ou com planilhas convencionais, certamente você conhece bem os gargalos e as falhas comuns na etapa de endereçamento de estoque, como demoras para localizar o item correto, conferências visuais nem sempre eficazes e até mesmo perdas de produtos por dificuldades de ter controles mais amplos.

O módulo de endereçamento de estoque em um sistema WMS visa justamente eliminar esses problemas e ampliar o controle de sua gestão no armazém. Na prática, após um produto ser recebido pela empresa, os coletores de dados poderão enviar as tarefas aos operadores de onde e como ele deverá ser armazenado, levando em consideração qualquer especificidade necessária.

A mesma praticidade vale na hora de rastrear e localizar o produto no armazém para o picking, tendo em vista que o sistema WMS indica exatamente o endereço correto para a coleta do item. De forma ágil e sem erros!

Saiba mais: Conheça todos os módulos do AUTOLOG WMS

Neste artigo, mostramos como um sistema WMS atua na etapa de endereçamento de estoque e, evidentemente, como os benefícios dessa ferramenta vão muito além da otimização operacional.

Afinal, vantagens como redução de tempo, custos e riscos nesse processo também são resultados certos durante a implementação da tecnologia.

Se a sua empresa busca uma solução focada na otimização do endereçamento de estoque, converse agora mesmo com um de nossos especialistas e agende uma apresentação desse módulo específico do AUTOLOG WMS Essencial!

Abrir bate-papo
1
Olá 👋
Posso Ajudar?