Após a conclusão do picking, há uma etapa fundamental antes de a mercadoria seguir para a viagem ao seu destino: a expedição logística ou conferência de embarque!

Esse processo engloba procedimentos como montagem de kits — também chamado de packing —, criação de listas detalhadas (packing list), checagem completa do que é carregado e, finalmente, sua expedição, além de outras importantes tarefas. Portanto, é imprescindível que o controle e a acuracidade das informações sejam impecáveis.

Assim como nas demais etapas de um supply chain, o uso de tecnologias como o sistema WMS é indispensável e permite otimizar cada um desses processos.

Para entender melhor o que é um WMS e como ele pode melhorar a etapa de conferência de embarque de mercadorias em um armazém, preparamos um artigo exclusivo sobre o tema e destacamos alguns exemplos práticos sobre a implementação dessa solução.

Vamos conferir?

Afinal, o que define o processo de conferência de embarque?

Como bem destacamos, a conferência de embarque se inicia após o processo de picking no supply chain. Na prática, assim que os itens do estoque são separados conforme as especificidades do pedido, essas mercadorias serão acondicionadas, conferidas e expedidas para a entrega.

No entanto, isso engloba uma série de tarefas e controles, o que requer um trabalho extremamente apurado e detalhado. E, como você já deve imaginar, o uso da tecnologia se faz necessário para ganhar eficiência.

Imagine, por exemplo, após cada separação de pedido, ter que criar manualmente listas de conferências para a expedição logística e checar cada item e suas especificidades, como data de validade, número de lote e ordem de serviço, entre outras, para garantir que tudo seja embarcado sem erros.

Quanto tempo isso demandaria? Quais são os riscos de erros e inconformidades que estariam envolvidos nesses processos? Qual seria o impacto disso nas entregas? Enfim, todas essas questões podem ser respondidas com a implementação de um sistema WMS, conforme veremos melhor a seguir.

Expedição logística
Young man working at a warehouse with boxes

Como um sistema WMS otimiza a expedição logística?

Hoje, o sistema WMS é visto como a ferramenta mais eficiente para o controle e a otimização de uma cadeia de suprimentos, permitindo uma gestão de estoque de ponta a ponta, desde o recebimento de materiais no armazém até os carregamentos para as entregas.

O grande diferencial dele é a possibilidade de implementações modulares, trazendo soluções focadas nas necessidades de cada etapa dessa cadeia, o que inclui, evidentemente, a expedição logística.

Saiba mais: Conheça o AUTOLOG WMS e as suas funcionalidades

Na prática, isso significa que o sistema WMS pode ser aplicado exclusivamente para otimizar esses processos em sua empresa, cumprindo as seguintes funcionalidades:

  • checkout desktop;

  • checkout coletor;

  • geração de etiquetas de volume;

  • geração de packing list;

  • conferência de volumes e itens embarcados;

  • conferência de volumes em relação a notas fiscais;

  • geração de documentos de expedição: ordem de carga, pack list, romaneio de embarque etc.

Tudo isso de forma automatizada, com base na acuracidade de coletores de dados e códigos de barras, o que permite mais rapidez nos processos, oferece segurança de dados e informações, elimina qualquer possibilidade de erro humano, reduz custos e ajuda a otimizar as demais etapas da cadeia de suprimentos até a entrega ao cliente final.

Se você quer saber como otimizar a expedição logística em sua empresa, converse com nossos especialistas e agende uma apresentação do AUTOLOG WMS Essencial, uma solução modular eficiente e com o melhor custo-benefício para a sua empresa!

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
1
Olá 👋
Posso Ajudar?