Os chamados inventários rotativos são um modelo de controle e contagem de materiais amplamente utilizado na gestão de estoque, que permite um monitoramento contínuo e cíclico de todos os itens presentes no armazém. 

E para entender melhor o conceito e como funciona esse método de inventário, nós preparamos este post com algumas dicas e informações úteis sobre o tema, destacando também a importância de se contar com uma infraestrutura adequada e tecnologia de ponta para a sua realização. 

Quer saber mais detalhes e como implementar inventários rotativos em sua empresa? Então, continue a leitura até o final e tome nota. 

Afinal, o que são inventários rotativos na gestão de estoque? 

Como o próprio nome sugere, os inventários rotativos são modelos de contagem cíclica e frequente sobre os produtos de um determinado estoque. Ou seja, em outras palavras, é feito um controle contínuo sobre o volume real e físico de uma armazenagem, diferentemente dos métodos mais convencionais que costumam impor prazos e períodos para a sua realização. 

Sendo assim, o inventário rotativo tem por objetivo monitorar e recontar os itens estoque ininterruptamente, mantendo assim um círculo de contagens constantes sobre tudo o que está sendo movimentado. 

Quais são as principais características dos inventários rotativos? 

Na prática, os inventários rotativos podem seguir parâmetros e métodos de contagem semelhantes ao modelo tradicional. No entanto, o que muda de fato, são os agrupamentos de produtos, a periodicidade da realização e a complexidade operacional. 

Para se ter uma ideia das principais diferenças entre um inventário rotativo em relação ao mais convencional, podemos destacar as seguintes características: 

  • nos inventários rotativos, o intervalo para as contagens pode ser bem flexíveis, desde que sejam contínuos. Sendo assim, podem ser realizados diariamente, semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente, conforme o tamanho e necessidades do estoque; 

  • em geral, somente uma parte do estoque total entra no inventário rotativo, especialmente aqueles itens com mais giro e rotatividade. Na prática, isso agrega mais controles internos, otimiza as operações e gera mais agilidade e rapidez às entregas; 

  • os inventários rotativos podem ser mais eficientes, porém demandam mais controles e monitoramentos por parte dos operadores no dia a dia; 

  • em geral, não há paralização das operações e atividades para a realização dos inventários rotativos; 

  • este tipo de inventário permite eliminar erros e falhas mais comuns nos modelos convencionais, mantendo os volumes mais atualizados possíveis para a gestão de estoque da empresa. 

Quais são as vantagens agregadas por esse tipo de método? 

São inúmeros os benefícios que podem ser agregados pela implementação de um inventário rotativo em sua empresa. No entanto, como bem destacamos acima, ele requer controles mais apurados e uma capacidade operacional adequada para apresentar resultados satisfatórios. 

A seguir, separamos algumas destas vantagens indiscutíveis. Confira! 

  • Melhora a qualidade das informações sobre o volume de estoque; 

  • Minimiza, ou mesmo elimina por completo, margens de erros nas contagens; 

  • Gera mais controle e segurança à gestão de estoque; 

  • Contribui para redução de custos operacionais; 

  • Reduz possibilidades de perdas e desperdícios no armazém; 

  • Otimiza e melhora a qualidade das operações do supply chain; 

  • Agiliza e integra melhor as etapas da cadeia e das equipes; 

  • Evita problemas comuns, como incoerência entre estoques físicos e virtuais; 

  • Contribui para uma melhor experiência e satisfação ao cliente final. 

Quais os principais desafios para a implementação de um inventário rotativo? 

Ao mesmo tempo em que os inventários rotativos permitem agregar inúmeras vantagens práticas ao supply chain de uma empresa, ele também requer tarefas e controles extremamente apurados, o que pode tornar a sua implementação um verdadeiro desafio para muitos gestores. 

Para se ter uma ideia, a aplicação de um inventário deste tipo vai demandar da empresa os seguintes fatores: 

  • análise mais ampla sobre o giro de estoque de cada item no estoque; 

  • estruturas adequadas para a realização das contagens; 

  • otimização do processo de contagem por meio digital e não manual; 

  • disponibilidade constante de operadores e ferramentas para o inventário; 

  • controles detalhados sobre a movimentação contínua de cada material. 

Como um sistema WMS pode otimizar isso tudo? 

Hoje, indiscutivelmente, falar em inventário rotativo sem o suporte direto de um sistema WMS é quase que impossível. Afinal, tal ferramenta é a única solução tecnológica específica para gestão de estoque, que vai permitir controles apurados e detalhados sobre cada item armazenado. 

Por exemplo, é a partir do sistema WMS que a empresa poderá personalizar o tipo de controle mais adequado (ex: número de lote, nome do fornecedor, validade, tipo de SKU etc), assim como vai conseguir otimizar toda a movimentação em tempo real desses materiais, economizando assim recursos, custos e tempo para os operadores e eliminando qualquer chance de erro manual. 

Em resumo, essas são algumas dicas essenciais sobre os inventários rotativos, suas principais características e a importância de contar com recursos tecnológicos avançados para obter resultados realmente satisfatórios para os seus processos. 

Quer saber mais? Então, não deixe de conversar com um de nossos especialistas e conheça os módulos do sistema WMS da TWx e implemente de vez um inventário rotativo eficiente em sua logística. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Olá 👋
Posso Ajudar?