Conseguir uma boa integração da cadeia de suprimentos pode ser fator crucial para o sucesso de sua logística como um todo, inclusive, possibilitando reduzir custos operacionais e melhorando a experiência do consumidor final.

Mas para que isso se torne possível, é fundamental investir em uma série de fatores, entre eles, infraestrutura adequada, tecnologia de ponto e capacitação profissional.

E para abordar o tema com mais profundeza e detalhes, nós preparamos este post com algumas dicas, ideias e informações úteis, que podem servir de inspiração para a sua empresa.

Sendo assim, sem grandes delongas, vamos direto aos pontos. Boa leitura!

O que define cadeia de suprimentos?

O conceito de cadeia de suprimentos compreende todas as práticas relacionadas ao fluxo de transformação ou movimentação de mercadorias, que vai desde o pedido da matéria-prima ou insumos até a chegada do produto final nas mãos do consumidor.

Dessa forma, a integração da cadeia de suprimentos ocorre quando as atividades que compreendem esse fluxo operam em sinergia, de ponta a ponta. Ou seja, estamos falando, por exemplo, do transporte, da gestão de estoque, do controle de custo operacionais, da movimentação interna das mercadorias, da comunicação transparente entre setores e operadores, entre outros, que pode ser os pilares da excelência do seu supply chain.

No entanto, conforme bem destacamos mais acima, para possibilitar tudo isso na prática, é preciso que áreas dentro da empresa como compras, marketing, produção, logística, planejamento e vendas trabalhem de forma alinhada. Indo mais além, fornecedor e cliente devem trabalhar de forma conjunta, dentro de uma infraestrutura adequada e com as ferramentas necessárias para as suas tarefas.

Por que a Integração da Cadeia de Suprimentos é importante?

A integração da cadeia de suprimentos é fundamental para que uma organização possa atender às expectativas de seus clientes, operar de forma organizada e tornar-se mais competitiva.

Trabalhar com a cadeia de suprimentos significa evitar problemas, como:

  • Excesso de matéria-prima em estoque: quando o setor de compras e de planejamento de produção não estão alinhados, pode haver desperdício e prejuízo. Por exemplo, caso seja adquirida a matéria-prima de um produto cuja produção não está planejada a curto ou médio prazo, isso representa um desperdício. Tanto nos custos em adquiri-la quanto no espaço e condições necessárias para armazená-la.
  • O contrário também pode acontecer: pode-se planejar a produção de um produto cujas matérias-primas não estão disponíveis. E muitas vezes, por não haver gestão do estoque, as empresas acabam tendo de interromper a produção por faltar, inesperadamente, algum item essencial.
  • Falta em estoque de um determinado produto acabado: a integração entre marketing, vendas e produção é necessária para que as estratégias de venda estejam coordenadas com aquilo que a produção irá produzir em maior número. Sem essa sinergia, a empresa pode receber uma grande quantidade de pedidos de um produto que não possui em estoque para vender.
  • Atrasos na entrega ao cliente: o cliente final deve ser o foco principal da gestão da cadeia de suprimentos. Qualquer falha em algum dos pontos da cadeia pode impactar em atrasos na entrega, o que é extremamente prejudicial para a imagem da empresa.

Quais as vantagens agregadas por uma cadeia de suprimentos integrada?

São inúmeros os benefícios que podem ser agregados com a integração de uma cadeia de suprimentos, o que engloba, por exemplo, desde melhorias no quesito operacional de sua logística, até na questão de competitividade de sua empresa no mercado e melhores experiências para o consumidor final.

Quer saber mais sobre as vantagens de uma boa integração da cadeia de suprimentos? Então, confira essa pequena lista a seguir.

  • redução de custos – ao integrar todo o seu supply chain, a tendência é de redução de perdas e desperdícios;
  • otimização de etapas e processos – outra vantagem se refere a otimização de etapas da cadeia de suprimentos, as tornando mais rápidas, sem erros e eficazes;
  • eficiência operacional – com a integração da cadeia de suprimentos, suas operações tornam-se mais eficientes, com redução de gargalos e eliminação de problemas;
  • agilidade – com etapas e processos mais integrados, seu suply chain ganha tempo;
  • satisfação – com menos tempo para as operações, suas entregas tornam-se mais rápidas e ágeis, garantindo melhores experiências e mais satisfação aos consumidores finais.

Quais são os tipos de integrações possíveis?

A integração da cadeia de suprimentos em uma empresa de logística ou indústria deve ser pensada de forma horizontal, linear e cíclica. Ou seja, ela deve funcionar de ponta a ponta e sempre continuamente.

Seguindo essa linha de raciocínio, é possível enxergar uma infinidade de integrações possíveis dentro de um supply chain, desde o recebimento da mercadoria nas docas de seu armazém, até a saída para entrega de seu caminhão.

Sendo assim, podemos destacar alguns exemplos práticos inerentes a uma boa integração da cadeia de suprimentos. Confira!

  • recebimento de materiais;
  • identificação de produtos;
  • endereçamento no armazém;
  • armazenagem;
  • rastreamento e localização interna;
  • picking e packing;
  • conferência e checkout;
  • carregamento;
  • transporte.

Percebe que todas essas etapas acima, praticamente são interligadas entre elas e, portanto, se bem integradas, permitirão operações muito mais ágeis, práticas e sem erros?

Quais os principais desafios para uma boa integração do supply chain?

Construir uma cadeia de suprimentos bem integrada é um exercício contínuo e que requer um processo evolutivo ao longo do tempo e, claro, com investimentos específicos.

Hoje, por exemplo, podemos dizer que o maior desafio para a integração do supply chain em qualquer empresa se dá nos controles e gestão de grandes estoques, especialmente quando há falta de ferramentas ou procedimentos inadequados.

Por outro lado, atualmente, há uma infinidade de soluções disponíveis no mercado e que permitem otimizar e integrar praticamente qualquer cadeia de suprimentos, desde a terceirização de serviços específicos, até tecnologias inteligentes para isso.

Sendo assim, destacamos alguns dos fatores e desafios ligados a integração da cadeia de suprimentos. Confira!

Capacitação profissional

Ainda que hoje já seja possível automatizar diversas atividades de um supply chain, o fator humano sempre será indispensável nesses ambientes.

Portanto, investir na capacitação e atualização de seus operadores é algo essencial para o sucesso de suas operações e, inclusive, para conseguir integrar melhor as etapas de sua logística.

Infraestrutura adequada

Quando falamos em integração da cadeia de suprimentos, inevitavelmente precisamos englobar uma infraestrutura adequada para tornar isso possível na prática.

Ou seja, armazéns equipamentos e coerentes com as necessidades de seus produtos, ambientes propícios para a estocagem, espaços físicos que atendam às características da operação, uma boa equipe de operadores, maquinários e ferramentas tecnológicas e assim por diante.

Inovação e Tecnologia

Os recursos da tecnologia da informação contribuem cada vez mais para que uma logística mais eficiente, garantindo uma interação mais segura entre as diferentes partes da cadeia de suprimentos.

Em tempos em que as tecnologias da Indústria 4.0 começam aos poucos a fazer parte da realidade das empresas, a cadeia de suprimentos pode se beneficiar especialmente do aumento da conectividade entre sistemas e empresas.

Por meio de recursos como a computação em nuvem, integração entre sistemas (ERP) e Sistema de Gerenciamento de Armazém (WMS) , a realidade que nos espera é um ambiente digital onde todos os elos da cadeia de suprimentos estejam conectados e trocando dados entre si. Isso possibilita o planejamento e a programação de produção feitos em conjunto entre fornecedores e clientes.

Com tecnologias cada vez mais acessíveis para todos os tipos e tamanhos de empresa, trabalhar com uma forte integração da cadeia de suprimento traz competitividade para o negócio e ajuda a fortalecer sua relação com o cliente.

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