Nem só do armazenamento e da distribuição vive uma logística eficiente! Pelo contrário, há outras infinitas responsabilidades que precisam ser assumidas pela gestão no dia a dia, justamente para garantir o bom funcionamento das operações e da própria estrutura física da empresa. E você sabe o que é MRO e como ele vai ajudá-lo nesse processo?

É o caso do chamado MRO, que basicamente se refere à Manutenção, Reparo e Operação de tudo o que não é, necessariamente, matéria-prima e produto, mas que faz parte direta da cadeia de suprimentos e permite que o supply chain funcione corretamente. 

Quer saber mais o que é MRO, como as indústrias e empresas de logísticas aplicam isso na prática e as vantagens que podem ser agregadas às operações? Então, continue até o final e boa leitura! 

O que é MRO? 

MRO é a sigla em inglês para \”Maintenance, Repair, and Operations\”, que em português significa \”Manutenção, Reparo e Operações\”. MRO é um termo usado em empresas e indústrias para descrever as atividades necessárias para manter as operações em funcionamento. 

As atividades de MRO incluem, por exemplo, a manutenção preventiva e corretiva de equipamentos, máquinas e instalações, o gerenciamento de peças e suprimentos para reparos, o controle de estoque, a gestão de compras, entre outras atividades que são essenciais para manter as operações da empresa em andamento. 

Assim, a gestão de MRO é de grande importância para empresas que dependem de equipamentos e instalações em seu processo produtivo, tais como empresas do setor industrial, de transporte, de energia, entre outras.  

O gerenciamento de MRO também pode ser feito com o uso de sistemas informatizados que auxiliam na gestão de ativos, controle de estoque, programação de manutenção e outras atividades relacionadas à manutenção, reparo e operações. 

Quais são os equipamentos e produtos que podem ser geridos no MRO? 

Agora que você sabe o que é MRO, podemos destacar alguns exemplos práticos sobre este tipo de gestão e como ele pode ser aplicado no setor de logística. 

Assim, os \”produtos MRO\” podem englobar todos os materiais, equipamentos e suprimentos utilizados nas atividades de manutenção, reparo e operações (MRO) de uma empresa ou indústria. 

Esses produtos são essenciais para manter as operações da empresa em funcionamento e garantir a continuidade da produção. 

Assim, podemos citar:  

  •  Ferramentas e equipamentos de manutenção – chaves, alicates, serras, furadeiras, soldadores, compressores de ar, entre outros;  
  •  Peças de reposição – motores, bombas, válvulas, correias, rolamentos, filtros, entre outros;  
  •  Produtos químicos – lubrificantes, solventes, adesivos, selantes, graxas, entre outros;  
  •  Equipamentos de proteção individual (EPIs) – luvas, óculos de segurança, capacetes, máscaras de proteção, entre outros;  
  •  Suprimentos para limpeza e conservação – panos, vassouras, detergentes, desengraxantes, entre outros;  
  •  Equipamentos de movimentação de carga – empilhadeiras, carrinhos, paletes, paleteiras, guinchos, entre outros;  
  •  Equipamentos de transporte – caminhões, vans, carretas, reboques, entre outros;  
  •  Peças de reposição para veículos – pneus, freios, filtros, correias, entre outros;  
  •  Sistemas de gerenciamento de armazenagem e transportesoftwares de gestão de estoque, rastreamento de carga, planejamento de rotas, entre outros;  

Qual a importância de uma gestão de MRO? 

Uma gestão eficiente de MRO (Manutenção, Reparo e Operações) é fundamental para o sucesso de uma empresa ou indústria que depende de equipamentos e instalações para seu funcionamento. 

Assim, listamos a seguir algumas das principais vantagens desse tipo de gestão:  

  1.  Garantir a disponibilidade de equipamentos e instalações – uma gestão adequada de MRO pode ajudar a garantir que os equipamentos e instalações estejam sempre disponíveis para uso, minimizando interrupções na produção e reduzindo o tempo de inatividade;  
  2.  Reduzir custos – uma gestão eficiente de MRO pode ajudar a reduzir custos de manutenção e reparo, além de ajudar na gestão de estoques e na prevenção de paradas não programadas;  
  3.  Melhorar a segurança – uma gestão adequada de MRO pode contribuir para a melhoria da segurança das operações, garantindo a manutenção adequada dos equipamentos e instalações, e a utilização de EPIs (equipamentos de proteção individual) pelos funcionários;  
  4.  Prolongar a vida útil dos equipamentos e instalações – uma gestão eficiente de MRO pode ajudar a prolongar a vida útil dos equipamentos e instalações, reduzindo a necessidade de substituição precoce;  
  5.  Melhorar a eficiência e a produtividade – uma gestão adequada de MRO pode ajudar a melhorar a eficiência e a produtividade das operações, reduzindo o tempo de inatividade e melhorando a utilização dos equipamentos e instalações.  

Enfim, esse é um breve resumo sobre o que é MRO e porque é fundamental que as empresas tenham uma gestão eficiente de manutenção e reparo de seus equipamentos, ferramentas e metodologias, visando proporcionar mais eficiência, segurança e longevidade às suas operações. 

Gostou? Quer mais dicas para a sua cadeia de suprimentos? Então, acesse o nosso blog e confira muitas outras publicações sobre temas diversos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Olá 👋
Posso Ajudar?