Nos últimos anos, o e-commerce se tornou fator fundamental para as estratégias e vendas de qualquer empresa, independentemente do tamanho ou área de atuação. A chegada da pandemia e aumento massivo do consumo online também são aspectos indiscutíveis, que aceleraram ainda mais esse cenário.

Porém, muito mais do que uma boa loja virtual e produtos de qualidade, as organizações passaram a perceber que uma gestão de estoque eficiente é, na verdade, pilar ainda mais importante para o sucesso do e-commerce.

E para entender melhor tudo isso e saber como melhorar seus processos operacionais, nós preparamos este post com dicas práticas sobre o tema. Vamos conferir?

Afinal, qual a importância da gestão de estoque para o e-commerce?

De acordo com levantamentos recentes, só durante o primeiro trimestre de 2021, o e-commerce brasileiro cresceu mais de 70%.

E como bem destacado, são inúmeros os fatores que explicam esse “boom” nas vendas online, tais como o maior consumo da internet pelo consumidor, a pandemia, investimento de empresas, propagandas etc.

No entanto, paralelo a esse cenário promissor, alguns problemas tradicionais também se reforçam neste setor. Com isso, o site Reclame Aqui anunciou uma disparada recorde no número de reclamações por atraso nas entregas e na ineficiência logística dessas empresas.

Ou seja, se vende mais, mas com baixa qualidade operacional! E é justamente aqui que entra a importância da gestão de estoque no e-commerce, tendo em vista que boa parte das empresas ainda não sabem lidar com alta demanda ou insiste em procedimentos obsoletos e ineficazes.

E como isso impacta nas vendas?

Ainda que haja inúmeras oportunidades de vendas no mercado, não conseguir entregar ou encontrar barreiras para competir com a concorrência nesse quesito pode ser um verdadeiro tiro no pé de seu negócio.

Por isso, não apostar e investir na gestão de estoque do e-commerce pode acarretar em problemas graves, tanto para a sua marca, como para o seu financeiro.

Por exemplo:

  • atrasos em entregas;
  • devoluções;
  • erros de carregamento;
  • reclamações de clientes;
  • custos elevados e prejuízos operacionais;
  • imagem negativa no mercado;
  • baixa produtividade.

 

estoque de e-commerce

E como um sistema WMS permite otimizar o estoque do e-commerce?

O sistema WMS é a ferramenta mais completa e dinâmica quando se refere à gestão de estoque na logística. O software é utilizado pelos mais variados tipos de empresas e permite otimizar todo os processos de uma cadeia de supply chain, desde o recebimento do produto no armazém, até o seu carregamento para entrega.

Porém, o que muito gestor não imagina é que a implementação de um sistema WMS no e-commerce é algo simples, prático e com excelente custo-benefício. Afinal, há soluções modulares, de acordo com a necessidade de cada operação.

Na prática, o uso do sistema WMS no e-commerce vai permitir controles apurados na sua gestão de estoque, tais como:

  • cadastro de dados e informações detalhadas dos itens;
  • endereçamento sem erros;
  • rastreamento total e fácil dos produtos no estoque;
  • otimização do picking e packing;
  • inventários práticos e rápidos;
  • redução de custos e perdas.

Em resumo, essas são as dicas sobre a importância de uma boa gestão de estoque no e-commerce e como otimizar isso na prática por meio de ferramentas completas como o sistema WMS. E como bem vimos, a implementação desse tipo de solução é mais viável e prática do que se imagina.

Portanto, se você tem um e-commerce e busca otimizar todo o seu estoque com inteligência e modernidade, não deixe de conversar com um de nossos especialistas e agende uma apresentação do Autolog WMS.