Melhorar o controle de avarias na logística é um desafio para muitas empresas, especialmente aquelas que ainda insistem em processos manuais ou pouco tecnológicos de gestão de estoque e transporte.

Os riscos de perdas por avarias estão presentes em praticamente todas as etapas do supply chain. Portanto, conseguir minimizá-los ou evitá-los é uma estratégia fundamental não apenas para diminuir desperdícios, mas também para aumentar a produtividade, reduzir os custos e, até mesmo, proporcionar boas experiências ao consumidor final.

Para conferir algumas dicas práticas sobre como otimizar o controle de avarias em seu armazém e entender como um sistema WMS pode ser uma ferramenta indispensável nesse sentido, confira este artigo até o fim. Boa leitura!

Afinal, qual é a importância do controle de avarias na logística?

Primeiramente, podemos definir “controle de avarias” como todo e qualquer processo que vise monitorar, mensurar e evitar ocorrências com seus produtos e embalagens ao longo da cadeia de suprimentos.

Portanto, essa prática deve englobar cuidados e análises desde o planejamento até as etapas práticas de sua operação.

A implementação de um controle de avarias eficiente pode agregar diversos benefícios para sua logística, tais como:

  • redução de perdas e desperdícios;

  • redução de custos;

  • aumento da produtividade;

  • agilidade em todas as etapas do supply chain;

  • redução dos níveis de devoluções, atrasos e reclamações;

  • maior controle do estoque;

  • mais segurança e qualidade nas operações.

Controle de avarias

Como implementar o controle de avarias na logística?

Em seguida, destacaremos algumas dicas práticas sobre pontos essenciais que um gestor de logística deve considerar ao implementar um controle de avarias.

Trabalhe com KPIs

Uma das estratégias mais importantes na implementação de um controle de avarias é a criação de KPIs específicos para identificar e mensurar as principais ocorrências com produtos e embalagens no armazém ou no transporte.

Por exemplo, é possível registrar o número de ocorrências, os tipos de produtos que sofrem avarias com mais frequência, as operações nas quais mais acontecem acidentes, os custos e prejuízos dessas perdas etc.

Automatize seus processos

Certamente, operações manuais são mais passíveis de acidentes, se comparadas a sistemas automatizados.

Hoje, há uma infinidade de soluções e equipamentos no setor logístico, que permitem automatizar diversas etapas do supply chain, como esteiras automáticas, transelevadores, sistemas de picking inteligentes etc.

Realize inventários mais frequentes

Sem dúvida, toda empresa logística realiza inventários periódicos. No entanto, o que entra em xeque aqui é a capacidade operacional desse processo em cada companhia.

Atualmente, graças ao advento de novas tecnologias, o inventário pode ser muito mais rápido, seguro e eficiente, o que agiliza as contagens, melhora o controle de avarias, evita retrabalhos e erros etc.

Invista em um sistema WMS

Em termos de otimização de estoques, o sistema WMS é a ferramenta mais completa e dinâmica que há no mercado logístico hoje.

Na prática, o software permite potencializar a cadeia de suprimentos de ponta a ponta, desde os processos de recebimento de materiais nas docas até o carregamento dos produtos no caminhão.

Evidentemente, isso engloba também melhorias no controle de avarias na logística.

Para entender melhor a relação do sistema WMS com essa necessidade nas operações, podemos destacar algumas das possibilidades que a ferramenta agrega:

  • controle completo de todos os itens presentes no estoque;

  • rastreabilidade simples e rápida de produtos;

  • personalização dos controles (data de validade, número de lote, fornecedor etc);

  • picking e packing mais eficientes e com menos riscos;

  • otimização dos inventários;

  • otimização do processo de conferência para embarque dos produtos.

Conheça todas as funcionalidades de um sistema WMS

Agora você entende qual é a importância de implementar ou melhorar o controle de avarias na logística e como um sistema WMS pode atender essa e muitas outras necessidades do seu supply chain.

Para entender um pouco mais sobre as vantagens que um sistema WMS pode agregar às suas operações, convidamos você a conhecer o AUTOLOG WMS, da TWx. Entre em contato conosco!