Em tempos de automatização na logística, o advento de novos softwares de gestão passa a substituir, cada vez mais, o uso de ferramentas “clássicas” e já obsoletas, como é o caso do Excel no inventário de estoque, por exemplo.  

Afinal, ainda que as tradicionais planilhas sejam uma realidade dentro de muitas empresas, hoje, indiscutivelmente, elas já podem ser consideradas um simples “quebra-galho” em comparação ao que temos como sistemas avançados e inteligentes para este fim.  

Por isso, para fazer uma breve analogia entre Software vs. Excel no inventário de estoque, nós preparamos este post com algumas dicas essenciais e as principais vantagens em investir em uma ferramenta mais ampla, dinâmica e completa ao invés de insistir no Office.  

Vamos conferir?  

Como funcionam os softwares e as planilhas de Excel no inventário de estoque?  

Se a sua empresa ainda utiliza planilhas de Excel no inventário de estoque, provavelmente você já tem uma ideia sobre o funcionamento desse método.  

De começo, os itens precisarão ser contados à mão e, da mesma forma, essas informações e dados precisam ser incluídas uma a uma nas planilhas.  

Assim, talvez, a única automatização realizada pelo Excel nesse caso será por meio de recursos da ferramenta, como tabelas dinâmicas, filtros e macros, mas que vão sempre se basear nos dados coletados à mão, o que nem sempre é tão confiável.  

E para quem já tem certa experiência, sabe bem como isso gera gargalos e erros, em especial, durante controles mais apurados, como em datas especiais, Black Friday, promoções etc.  

Já em relação aos softwares de gestão de estoque, o inventário é automatizado de ponta a ponta, tendo em vista a possibilidade de se realizar a contagem e a transmissão dos dados para o sistema por meio de coletores.  

Ou seja, suas embalagens estarão identificadas por códigos de barras ou RIFD (contendo inúmeras informações sobre aquele item), enquanto o operador simplesmente faz a leitura com o coletor e, de forma automática, tudo vai sendo contabilizado no software.  

Quais as vantagens práticas dessa automatização?  

Logo de cara, dá para imaginar como um software traz muito mais vantagens práticas em relação ao Excel no inventário de estoque, concorda?  

Afinal, estamos falando de fatores considerados essenciais em uma gestão de armazéns, bem como acuracidade, agilidade e eficiência operacional.  

Mas mais do que isso, um bom software para inventário pode agregar benefícios indiscutíveis, como:   

  •  eliminação de erros durante a contagem;   
  •  redução de tempo e trabalho nas atividades do operador;   
  •  sem necessidade de retrabalhos ou recontagens;   
  •  redução de custos operacionais;   
  •  aplicável a diferentes métodos e tipos de inventários;   
  •  acompanhamento da contagem em tempo real;   
  •  menor tempo de paralização das operações durante a contagem.   

Qual o melhor software para gestão de estoque e inventário?  

Conhecendo agora algumas das vantagens práticas de um software de gestão em relação ao Excel no inventário de estoque, podemos ir direto a uma dica de ferramenta!  

Estamos falando, claro, do sistema WMS, considerado o mais amplo e dinâmico para uma gestão de estoque eficiente e inteligente. Afinal, tal ferramenta permite controlar e otimizar todo o seu supply chain de ponta a ponta, desde o recebimento dos materiais na doca, até o próprio inventário.  

Além disso, vale destacar que é possível trabalhar apenas com módulos específicos do sistema WMS, o que torna a alternativa ainda mais viável e com excelente custo-benefício em relação ao Excel. Sendo assim, se você precisa otimizar unicamente o inventário de sua empresa, basta investir nesse único módulo.  

Dessa forma, ao implementar um sistema WMS em sua gestão, a sua empresa passa, automaticamente, a ter mais controles sobre os itens estocados, a utilizar códigos de barras para a identificação dos produtos e coletores de dados para a realização de inúmeras tarefas essenciais, tal como a contagem durante o inventário de estoque.  

Em resumo, essas são algumas dicas sobre as vantagens de um software moderno e inteligente em relação ao uso do Excel no inventário de estoque, podendo transformar por completo os seus processos de gestão e agregando benefícios práticos, tanto para a empresa e operadores, como para a satisfação final do cliente.  

Portanto, se você quer saber mais e implementar uma solução completa para a sua gestão de estoque, não deixe de conversar com nossos especialistas e agende uma apresentação do Autolog WMS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Olá 👋
Posso Ajudar?