Mais do que uma atividade, a roteirização é uma estratégia fundamental para qualquer empresa do setor logístico e, portanto, contar com um bom planejador de rotas se torna fator diferencial para as suas entregas e eficiência operacional.

Mas diante um cenário extremamente dinâmico e com infinitas soluções tecnológicas à disposição no mercado, é indispensável que o gestor saiba, em detalhes, como funciona e quais vantagens agregadas por essa ferramenta na rotina de sua empresa.

E é justamente por isso que, hoje, preparamos este post exclusivo para detalhar tudo o que é necessário saber sobre o planejar de rotas logísticas e como investir nesse tipo de solução.

Vamos conferir?

Afinal, o que é e o que faz um planejador de rotas na prática?

Também conhecido como roteirizador, o planejador de rotas é uma ferramenta que permite gestores, operadores e motoristas calcularem os melhores roteiros para suas entregas, levando em consideração uma série de fatores essenciais, tais como históricos de operações anteriores, distância, cálculo de custos com pedágios, segurança, qualidade da estrada etc.

Além disso, o roteirizador ajuda a evitar caminhos proibidos, como zonas interditadas a veículos maiores, horários específicos de circulação, postos fiscais etc.

Por fim, algumas dessas ferramentas ainda incluem a funcionalidade de rastreamento em tempo real, o que possibilita acompanhar as viagens ao longo de seus percursos.

Mas quais as vantagens práticas dessa ferramenta?

O planejador de rotas é uma ferramenta estratégica de otimização para suas atividades logísticas. Logo, na prática, ele permite automatizar diversas tarefas manuais, melhorar a sua gestão e aumentar seus controles em diferentes aspectos.

Para ficar mais fácil de entender, a seguir nós separamos algumas dessas vantagens práticas. Confira!

Redução de custos

Certamente o principal desafio de qualquer operação logística é reduzir custos e, sem dúvidas, um bom planejador de rotas proporciona este benefício na prática.

Afinal, por meio desta ferramenta, é possível prever gastos gerais da viagem, tais como consumo de combustível, paradas para alimentação do motorista, pernoites, pedágios etc.

Além disso, como veremos com mais detalhes abaixo, tal ferramenta permite otimizar suas entregas, de forma a melhorar o aproveitamento de seus caminhões também.

Otimização das entregas

Aproveitando o gancho anterior, o roteirizador logístico também agrega mais produtividade às suas operações, em especial, no que se refere ao melhor aproveitamento da frota.

Imagine, por exemplo, conseguir encaixar o máximo de demandas no mesmo veículo e conseguir entregar tudo no mesmo dia. Pois bem, o “segredo” disso está no planejamento da logística e, indiscutivelmente, a definição eficiente de rotas é fator crucial para torná-lo possível.

Inteligência artificial

Por mais experiente que seja o motorista ou o gestor, contar com o suporte tecnológico hoje em dia é fator indispensável para o sucesso de qualquer operação. Por exemplo, mesmo que uma rota de entrega seja realizada diariamente pela empresa, caso haja alguma interdição ou problema inesperado no caminho, tal como uma obra, um acidente ou tráfego pesado, só será possível descobrir de duas formas: ou estando no local ou por meio de inteligência tecnológica.

Em outras palavras, alguns planejadores de rotas poderão avisar se, naquele momento ou dia, há algum tipo de problema no percurso e, assim, permitirá mudanças de planos devidamente planejadas.

Segurança

Além das vantagens já destacadas, é importante frisar uma questão essencial que todos que trabalham com logística no Brasil deve saber: a segurança das estradas.

E isso se refere tanto a violência urbana, como a qualidade das rodovias em determinadas regiões do país.

Dessa forma, o planejador de rotas assume um papel fundamental, levando em consideração todos esses quesitos também e ajudando o gestor e motorista a definirem os percursos mais seguros e sem riscos.

Em resumo, essas são algumas dicas essenciais sobre o que é, como funciona e quais as principais vantagens em contar com um bom planejador de rotas em sua logística. E como bem vimos, tal solução vai muito além de uma ferramenta para definir os melhores caminhos de sua entrega, mas também tem papel estratégico e fundamental para a gestão eficiente do setor.

Curtiu as dicas? Então, aproveite para compartilhar o post em suas redes sociais e não deixe de marcar seus amigos, profissionais e empresas de logística para conhecerem as vantagens do planejador de rotas. Até a próxima!