3 vantagens do sistema WMS para distribuidores

Reduzir custos, se tornar mais eficiente e otimizar as entregas, sem dúvidas, são alguns dos principais objetivos de qualquer empresa do setor de distribuição. A implementação de um WMS para distribuidores é um investimento estratégico para conquistar esses resultados.

Afinal, segundo pesquisas, a falta de tecnologia na gestão ainda é uma das principais causas para empresas encerrarem as suas atividades. E na logística, abrir mão de ferramentas e sistemas específicos é estar fadado a atrasos, gargalos e, até mesmo, prejuízos.

Sendo assim, sem mais delongas, vamos conferir algumas dicas e vantagens sobre o uso do WMS para distribuidoras e quais são os impactos dessa tecnologia em seu negócio!

Distribuidoras que trabalham com ERP devem aderir ao WMS?

De começo, devemos reforçar que o ERP é um sistema muito mais amplo e tem funções que abrangem diversos setores da empresa. Já um WMS para distribuidoras é desenvolvido exclusivamente para o gerenciamento focado na gestão de estoque e do Supply Chain, desde o recebimento da mercadoria até a sua devida distribuição.

Ou seja, na prática, o WMS atenderá às etapas internas de sua cadeia de suprimentos, de forma integrada ao ERP.

Por exemplo, a partir de uma NF ou um pedido de venda inserido em seu ERP, automaticamente o seu WMS disparará tarefas por meio de coletores de dados para localizar os produtos no estoque, agilizar o picking e, consequentemente, melhorar o desempenho da distribuição.

Por isso, o WMS para distribuidoras é tão fundamental e estratégico no Supply Chain, permitindo uma gestão muito mais focada que um ERP, sozinho, não é capaz.

E, na prática, quais são as vantagens de um WMS para distribuidoras?

Sabendo como funciona a tecnologia, veremos agora alguns dos principais benefícios que o WMS pode proporcionar à distribuição de uma empresa. Vamos lá!

1. Aumento da produtividade interna do armazém

O grande desafio em uma cadeia de distribuição é, justamente, conseguir integrar todos os processos de um armazém. Afinal, são muitas as etapas a serem controladas e monitoradas, como recebimento da mercadoria, identificação, endereçamento, localização, picking etc.

Por meios manuais, evidentemente, sempre haverá gargalos, erros e atrasos em algumas dessas etapas. Por isso, as ferramentas tecnológicas surgem como soluções inigualáveis.

Vamos lá! Tente imaginar a competitividade entre duas empresas.

A primeira depende da memória do operador para localizar um item no estoque.

Já a segunda, usando um coletor de dados e códigos de barras, consegue, na hora, identificar a posição do produto — levando em consideração especificidades como data de validade e número de lote — e separá-lo para o carregamento de forma imediata.

Qual delas você acha que será mais produtiva e proporcionará uma melhor experiência ao consumidor?

WMS para distribuidoras

2. Redução de erros e perdas de estoque

Certamente, você mensura o volume de perdas em seu estoque! Agora, já calculou o quanto ele geraria para a empresa, se fosse evitado ou reduzido? Pois um WMS para distribuidoras abrange, justamente, esse controle em suas funções.

Afinal, o software permite uma gestão de estoque muito mais detalhada, como já mencionamos, podendo levar em consideração especificidades e características da mercadoria, além de otimizar o processo de inventário.

3. Redução de custos

Por fim, outra vantagem indiscutível de um WMS para distribuidoras é a redução real de custos de armazenagem e distribuição. Como? Bem, de começo, reforçamos a questão de minimizar ou evitar as perdas de estoque.

Depois, o sistema elimina, por completo, a possibilidade de erros de leitura ou rastreabilidade de itens dentro do armazém, evitando, assim, atrasos ou retrabalhos.

Por último, o WMS permite uma gestão muito mais “redonda”, com melhor aproveitamento da capacidade de armazenagem e mais organização, sem compras desnecessárias e processos mais eficientes e menos custosos.

Enfim, esses são alguns exemplos de vantagens e benefícios que um WMS para distribuidoras oferece. Reforçamos a ideia de que investir na tecnologia não é meramente uma questão de otimizar o Supply Chain, mas também de proporcionar eficiência para destacar o seu negócio no mercado e garantir experiências cada vez melhores aos clientes.

Gostou? Quer colocar tudo isso em prática na sua distribuidora e colher resultados de verdade? Então, converse com os nossos especialistas e agende uma apresentação do Autolog WMS, a solução mais completa e inteligente do mercado!