3 benefícios do sistema WMS para indústrias

Muito mais do que um sistema de gestão de estoques, o WMS para indústrias pode ser a solução perfeita para o seu Supply Chain, pois integra todas as etapas da logística interna, desde o recebimento de insumos para a produção até a distribuição da mercadoria pronta. 

Atualmente, para atingir o nível de excelência desejado pelo mercado e ser reconhecido pelos consumidores, as empresas buscam melhorias na chamada intralogística, logística inbound ou In House. 

Juntando métodos práticos, estrutura adequada e tecnologia inteligente, como é o caso do WMS, é possível transformar a movimentação de materiais em uma estratégia diferenciada para o seu negócio, com melhor custo-benefício, produtividade e experiências únicas aos clientes.

Que tal saber mais?

Afinal, como o sistema WMS pode mudar uma empresa? 

Toda planta industrial precisa movimentar produtos e insumos para alimentar a sua produção. Porém, além disso, é preciso levar em consideração a necessidade de gestão desses materiais, como a estocagem nos setores adequados, o rastreamento interno do item certo e a separação eficiente do pedido, entre outras etapas essenciais. 

Como a sua empresa faz isso? Os resultados são satisfatórios ou podem melhorar? Por mais que o seu Supply Chain funcione, o WMS para indústrias possibilita uma otimização completa de todos os processos. E o mercado pede por isso.

Um case conhecido foi a implementação do WMS na Itaqui Plásticos, uma das indústrias de maior destaque na produção de sacolas de lixo do país.

Ainda que os seus processos funcionassem bem, a implantação da tecnologia, integrada ao seu ERP, possibilitou ampliar a sua produtividade interna com a identificação dos itens com código GTIN (EAN), organização do picking e redução de perdas na produção.

Hoje, a empresa ocupa uma posição de destaque no mercado com uma gestão de estoque de insumos e produtos totalmente automatizada, moderna e inteligente. 

WMS para indústrias

Na prática, quais são os benefícios de um WMS para indústrias? 

Além do exemplo real citado acima, um WMS para indústrias pode proporcionar benefícios incontáveis para qualquer cadeia de suprimentos, tendo em vista que é possível implementá-lo de forma modular e personalizável.

Mesmo assim, criamos uma pequena lista com os benefícios mais significativos que essa tecnologia pode proporcionar para a sua gestão de estoques.

Redução de custos 

Coloque no papel os custos envolvidos na sua produção oriundos de atrasos, falhas e perdas. Quanto eles gerariam se fossem evitados ou, pelo menos, minimizados com a automação dos processos?  

O WMS para indústrias permite controlar a chegada de insumos e materiais em sua planta, com a identificação sem erros, o endereçamento correto do produto, a localização dos estoques e a separação eficiente dos pedidos, levando em consideração especificidades como datas de validade, tipo de SKU, número de lote etc. 

Aumento da produtividade 

Quanto a sua planta produziria a mais, com a mesma estrutura, apenas com processos mais ágeis e automáticos? O WMS para indústrias pode trabalhar de forma integrada com o seu ERP e agilizar diversos processos, como o recebimento de pedidos dos clientes. Consequentemente, tende a melhorar o aproveitamento de sua capacidade produtiva. 

Logística automatizada e estratégica 

Imaginando que a sua indústria precise suprir insumos para outros depósitos ou armazéns, o WMS possibilita realizar esse tipo de operação de forma totalmente automatizada — por meio de coletores de dados — e estratégica.  

Afinal, posições de endereços nas quais não existam produtos para atender o picking serão ressupridas em tempo real com a tecnologia. 

Enfim, estas são apenas algumas vantagens reais e práticas que um WMS para indústrias pode proporcionar à sua gestão de estoques e insumos, sem contar na sua utilidade para os inventários e as contagens de itens.  

Se você busca uma solução moderna e eficiente para a sua indústria, convidamos a agendar uma apresentação rápida do Autolog WMS e de todas as suas funcionalidades. Converse com um de nossos especialistas e conheça essa tecnologia que pode transformar a sua gestão de estoques!