4 vantagens competitivas que um sistema WMS proporciona

Foi-se o tempo em que a logística era meramente operacional. Com um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico, o Supply Chain passou a ser uma estratégia primordial dentro de qualquer negócio. 

Boa parte dessa “revolução” no setor de distribuição se deu graças ao avanço da tecnologia, o que inclui uma ferramenta com a qual toda gestão de estoque deve contar nos dias de hoje para ser eficiente: o sistema WMS. 

É justamente sobre ele que falaremos neste post, abordando as suas principais vantagens competitivas e mostrando como a sua empresa pode se destacar ao implementá-lo. Que tal conferir?

Conheça os 4 principais benefícios de um sistema WMS 

1. Gestão de estoque completa 

A gestão de estoque não se resume em saber o que entra e sai de suas prateleiras. Atualmente, um sistema WMS possibilita, com facilidade e praticidade, gerir cada etapa do Supply Chain com eficácia, desde o recebimento da mercadoria ou do insumo em seu armazém até a sua devida distribuição. 

Na prática, por meio da identificação de cada produto com uma etiqueta com código de barras ou RFID e com os coletores de dados, a sua empresa passa a controlar cada “passo” da mercadoria na logística interna, podendo, em questão de segundos, armazená-la no setor certo após o recebimento, rastreá-la e localizá-la na prateleira, de forma a agilizar a separação dos pedidos.

2. Redução de custos logísticos 

Qual empresa não busca reduzir os seus custos operacionais? Tecnologias como o sistema WMS são alternativas que, de fato, podem gerar mais resultados neste ponto dentro da logística. Afinal, com uma gestão de estoque mais apurada e eficiente, a tendência é minimizar ou, até mesmo, zerar as perdas internas, assim como aumentar o controle e otimizar a distribuição. 

Imagine ter que controlar datas de validade, números de lotes e outras especificidades dos produtos de forma manual para evitar perdas? O sistema WMS permite controles detalhados e parametrizáveis, de acordo com as necessidades de cada item e cliente.

Vantagens competitivas do sistema WMS

3. Mais eficiência operacional 

Não adianta apenas investir em métodos e estruturas em seu armazém ou centro de distribuição se não houver uma tecnologia à altura da operação.

O sistema WMS possibilita um trabalho integrado ao ERP ou aos principais softwares de gestão empresarial do mercado, o que permite, além de mais controle, muito mais eficiência e praticidade, como a otimização do picking, que pode ser agilizado assim que o pedido for identificado. 

Quer exemplos práticos?

Rojemac, líder em presentes e utilitários domésticos no Brasil, conseguiu aumentar as suas metas de pedidos e, ao mesmo tempo, reduzir o tempo de conferência dos itens graças à implementação do sistema WMS.

A Bemis, uma das principais fornecedoras de embalagens da América Latina, conseguiu sanar o controle de estoque ineficiente de seu armazém graças às funcionalidades dessa tecnologia e, consequentemente, aumentou significativamente a sua produtividade. 

4. Melhor experiência ao consumidor 

Por fim, outra vantagem do sistema WMS é a experiência que a sua operação pode causar aos clientes. Isso prova que a logística não deve ser vista apenas como parte operacional, mas sim estratégica, pois ela pode trabalhar em conjunto até com as suas ações de marketing e vendas. 

Diferenciais modernos como o same-day delivery só se tornam viáveis quando o Supply Chain está “redondo” e permite uma otimização de todas as etapas internas, para que o produto chegue à porta do cliente no mesmo dia. O sistema WMS é fundamental para isso.

Enfim, esses são alguns pontos que consideramos como vantagens competitivas de um sistema WMS. Porém, vale ressaltar que a tecnologia permite ir muito além e proporcionar uma gestão de estoque altamente eficaz, econômica e produtiva.

O AUTOLOG WMS é um exemplo prático disso. Utilizado com sucesso por diversas empresas no Brasil, ele traz soluções personalizadas, é totalmente parametrizável às características de cada negócio, permite integração com os ERPs e pode ser implementado de forma modular, se preciso.

Se você busca um sistema WMS para a sua empresa, converse com os nossos especialistas e conheça a solução mais flexível do mercado!