Covid-19: como evitar a doença em indústrias?

O desafio do combate à Covid-19 na indústria é cada vez maior. Nesse sentido, cada decisão tomada por parte da empresa e dos colaboradores é fundamental para garantir a saúde de todos os envolvidos e o funcionamento do negócio. 

Sendo assim, é imprescindível que os gestores definam um plano estratégico e operacional para as suas indústrias funcionarem dentro das possibilidades e, também, reduzirem ao máximo os impactos da doença.

Pensando nisso, reunimos algumas dicas e vários conselhos que podem ser úteis na sua tomada de decisão. Que tal conferir?

Como evitar o avanço da Covid-19 na indústria 

Tendo em vista que muitas funções na indústria dependem de tarefas operacionais, a única forma de manter as atividades é tomando algumas precauções e iniciativas que podem fazer toda a diferença nesse momento. Veja as nossas dicas!

Crie informativos 

Em tempos de Covid-19, a informação é a nossa principal arma de defesa contra a doença. Por isso, dentro de sua empresa, busque orientar a todos os colaboradores sobre algumas precauções e práticas recomendadas pelos profissionais da saúde, como aumentar a higienização das mãos, evitar tocar o rosto e garantir um distanciamento mínimo de dois metros entre os colegas, entre outras. 

Além disso, esses informativos — que devem ser físicos e virtuais — podem impor algumas políticas e regras da empresa para o combate à Covid-19, como usar máscaras e luvas em determinados setores, descartar os EPIs em local apropriado, não permitir o acesso em grupos nos locais, desautorizar o compartilhamento de equipamentos de uso comum, pedir a higienização do ambiente e das ferramentas ao fim de sua utilização etc. 

Disponibilize EPIs e materiais de higiene pessoal 

Muito além de orientar simplesmente, cabe à empresa disponibilizar os equipamentos, acessórios e produtos apropriados para seus colaboradores. Como dica, invista em máscaras e luvas de proteção para cada funcionário. 

Também instale compartimentos de álcool gel 70% em locais estratégicos e de maior fluxo de pessoas, como corredores, entradas de setores e nas próprias empilhadeiras. Reforce sempre com placas e avisos visíveis com orientações úteis.

Covid-19: como evitar a doença em indústrias?

Aplique o home office e o rodízio de colaboradores 

Uma das estratégias mais usadas no combate à Covid-19 nas empresas é a adoção do home office. Os setores administrativos da indústria podem seguir esse plano e direcionar seus colaboradores para o trabalho em casa. 

Para isso, como dica, disponibilize todas as ferramentas necessárias aos funcionários, como computadores e impressoras, e mantenha uma comunicação próxima, seja por telefone ou tecnologias de videoconferência. 

Já para a parte operacional, que necessita de funções presenciais, uma alternativa é recorrer ao rodízio de funcionários até um número adequado para o funcionamento das atividades. Isso visa reduzir o fluxo de pessoas nos ambientes da empresa e minimiza as possibilidades de contágio. 

Acompanhe as determinações das autoridades

A cada dia, novas recomendações e obrigações são impostas pelas autoridades locais e pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

É imprescindível que os gestores fiquem atentos a tais notificações, visando sempre obedecer às determinações legais e, sobretudo, garantir a saúde e o bem-estar de seus colaboradores. 

Portanto, informe-se diariamente, permita-se ouvir sugestões de seus funcionários, acompanhe ações do mercado e tome decisões sempre a favor das pessoas.

Como aumentar o controle da Covid-19 na indústria 

A pandemia do coronavírus fez pessoas e empresas mudarem hábitos e tomarem certas precauções no dia a dia.

Dentro de uma indústria isso não é diferente. Portanto, destacamos alguns conselhos úteis que podem fazer parte da rotina desse setor:

  • aproveite para usufruir, ao máximo, das suas tecnologias e funcionalidades para automatizar os processos e reduzir a necessidade da mão de obra humana; 

  • redobre a higiene de ambientes, equipamentos e ferramentas de uso comum, como coletores de dados, empilhadeiras etc; 

  • crie procedimentos de segurança e aumente o controle em etapas do supply chain, como o recebimento de materiais e a expedição;

  • aloque funções, a fim de reduzir o contato interpessoal nos ambientes; 

  • crie campanhas junto à área médica da indústria, aumentando a participação e a inspeção desses funcionários da saúde junto às operações; 

  • dê total suporte aos colaboradores com suspeitas de infecção. 

Essas são algumas dicas de como evitar e lidar com certas situações rotineiras em tempos de Covid-19 na indústria. Reforçamos que a informação e a colaboração são as principais armas que temos para o combate do coronavírus dentro das empresas. Portanto, façamos a nossa parte a todo instante! 

Para ficar por dentro de mais dicas e informações sobre os impactos e as ações contra a pandemia na indústria brasileira, acompanhe as nossas redes sociais: FacebookInstagram e LinkedIn