Você se preocupa com controle de portaria na logística?

Qual empresa não gostaria de otimizar o recebimento de materiais e, com isso, ter mais agilidade em suas entregas e maior satisfação dos seus clientes? Pois bem, há uma infinidade de fatores e estratégias que podem contribuir para isso. Porém, neste artigo em especial, abordaremos uma etapa específica e fundamental em qualquer cadeia de suprimentos: a de controle de portaria.

Já parou para pensar o quanto a sua empresa ganharia em tempo e dinheiro, caso conseguisse otimizar esse processo e torná-lo mais rápido, seguro e eficiente? É justamente isso que vamos mostrar a seguir, apresentando o papel crucial de uma tecnologia de gestão nessa etapa e as vantagens que ela pode trazer para a sua logística. 

Que tal conferir?

Na prática, o que engloba o controle de portaria? 

Não é de hoje que o setor logístico passa por uma evolução tecnológica, que permite uma gestão muito mais ampla e apurada de toda a cadeia de suprimentos, em uma visão inbound (intralogística) e outbound (distribuição). 

Ao longo do tempo, soluções avançadas foram desenvolvidas para o setor e sistemas como o TWS e o WMS já são considerados essenciais para qualquer empresa de distribuição.

Enquanto o primeiro é responsável pelo gerenciamento completo do transporte, o segundo se ocupa em gerir todos os processos da gestão de estoque no armazém. 

Mas ainda que essas soluções cumpram perfeitamente seus papéis na logística, pode haver um gargalo em uma etapa fundamental do supply chain, que é a de controle de portaria.

A partir dessa ideia é que surgiu o conceito de Yard Management, ou, em uma tradução próxima, gestão de pátio. 

Conheça todas as funcionalidades do AUTOLOG WMS!

Controle de portaria na logística

Qual é a importância de otimizar o controle de portaria na logística? 

Em geral, o controle de portaria se baseia em atividades de cadastro, conferência e checagem dos documentos obrigatórios e dos produtos recebidos. 

Em armazéns, fábricas e centros de distribuição, a movimentação de veículos no pátio é comum e requer uma organização e um controle, tanto para promover uma maior eficiência nas operações quanto para garantir a segurança geral da empresa e dos envolvidos. 

Além disso, um controle de portaria mais inteligente e eficiente impacta diretamente na eficácia e agilidade das etapas seguintes da cadeia.

E como melhorar o controle de portaria? 

Atualmente, todas as atividades ligadas ao controle de portaria na logística podem ser automatizadas e gerenciadas de forma eficiente por meio de um Yard Management System (YMS) ou de um módulo de seu próprio WMS. 

Essa segunda tecnologia permite registrar toda a movimentação dos veículos em seu pátio, desde a chegada até a saída, inclusive a partir de uma previsão de tudo o que será carregado ou descarregado nas docas pelo transportador. 

Depois do cadastro de todos os dados — tanto do veículo quanto da carga —, organiza-se a entrada no pátio, gerando uma base de informações gerais e agilizando todos os processos logísticos. 

Entre as principais vantagens desse módulo do WMS, podemos destacar: 

  • manutenção de um cadastro de transportadoras, veículos e motoristas; 

  • gerenciamento do tempo de permanência de cada veículo na empresa; 

  • geração de um documento de saída de cada veículo, atendendo à resolução ANTT 4675

  • aumento da segurança no pátio.

Enfim, essas foram algumas dicas para tornar o controle de portaria mais eficiente dentro de sua cadeia de suprimentos.

Sem dúvidas, a implementação desse módulo — assim como os demais oferecidos por um sistema WMS — proporcionará uma gestão muito mais completa e dinâmica de sua logística, garantindo segurança, produtividade e economia para as suas operações. 

Quer melhorar na prática o controle de sua portaria e otimizar o seu supply chain? Então, agende uma apresentação do AUTOLOG WMS e conheça melhor a nossa tecnologia!