Recebimento de materiais: uma etapa essencial da logística

A eficiência de uma cadeia de suprimentos só é possível quando todas as etapas estão devidamente integradas e otimizadas, desde o recebimento de materiais até, finalmente, a entrega do produto ao cliente. 

No entanto, esse primeiro passo — de chegada de insumos ou produtos no armazém — nem sempre é tão eficaz, o que pode ser crucial para agilizar as demais etapas da cadeia e, consequentemente, gerar melhores resultados na logística. 

Quer entender melhor por que otimizar o recebimento de materiais no seu estoque, que tipo de tecnologia aplicar e qual é a diferença que esse trabalho pode proporcionar ao seu negócio? Então, continue a leitura e tome nota!

Na prática, em que consiste o recebimento de materiais? 

Se analisarmos apenas o operacional, o recebimento de materiais nada mais é do que a chegada do produto ou insumo em seu estoque. Porém, em tempos de dinamismo e competitividade, vamos considerar essa importante etapa logística como o início de um supply chain estratégico, ok? 

Para entender melhor, imagine o tempo gasto para um trabalho manual de recebimento de materiais, considerando as necessidades de identificação, conferência de notas e produtos, checagem de todas as informações, cadastro no sistema e, finalmente, endereçamento adequado dentro do seu estoque.

Quanto isso demandaria de um operador e que nível de acuracidade pode se esperar desse trabalho? 

A partir do momento em que o recebimento de materiais se torna automatizado e tecnológico, todos esses processos passam a ser simplificados, minimizando os erros humanos, reduzindo os custos com mão de obra e possíveis perdas e, por fim, agilizando toda a cadeia de suprimentos. 

Quais são os principais desafios desse processo? 

Fica mais claro quando deixamos de enxergar o recebimento de materiais meramente como uma etapa operacional e passamos a entender a real importância estratégica dele dentro do supply chain, não é mesmo? 

Porém, para tornarmos essa etapa realmente eficiente, é preciso levar em consideração alguns fatores fundamentais, que se tornam difíceis ou quase impossíveis de serem controlados manualmente. Podemos citar como os principais desafios: 

  • acuracidade de informações e dados de todos os materiais recebidos; 

  • agilidade no cadastro das informações; 

  • conferência eficaz de divergências; 

  • bloqueio de materiais de inspeção; 

  • criação eficiente de lotes adequados; 

  • controle das devoluções; 

  • recebimento de múltiplos SKUs. 

Recebimento de materiais

E como otimizar esse processo no supply chain? 

Em tempos de logística 4.0, insistir em um processo manual para o recebimento de materiais no seu estoque pode ser um ponto negativo, pois as tendências do mercado já apontam para algo muito mais sistematizado. 

É o caso do sistema WMS, que permite uma implementação modular para automatizar e gerir todos os desafios citados acima.  

Com o software, os produtos e insumos são recebidos em seu armazém, registrados rapidamente por meio da importação de qualquer documento de seu ERP, identificados com etiquetas com código de barras e levados para as demais etapas de forma muito mais rápida, eficiente e segura, até o momento da expedição. 

Conheça o módulo de recebimento do AUTOLOG WMS!

Quais são as vantagens de otimizar o recebimento com um sistema WMS? 

O recebimento de materiais é a primeira e uma das mais importantes etapas para um supply chain eficiente. O sistema WMS possibilita automatizar tal processo e promover resultados que poderão impactar toda a cadeia — até mesmo uma experiência diferenciada para o cliente final. 

Entre os principais benefícios de se investir nessa automatização, podemos destacar a elevação da produtividade logística, a redução de custos, a acuracidade dos dados de cada produto, a estocagem mais eficiente e o aumento da velocidade das entregas. 

Cases de sucesso, como o da Bemis e o da EBM-PAPST, que implementaram o sistema WMS e automatizaram os seus recebimentos, comprovam todas essas vantagens e mostram os diferenciais que a tecnologia pode promover nos negócios. 

Em resumo, para se alcançar a eficiência desejada em qualquer cadeia de suprimentos, é fundamental considerar a importância de todas as etapas operacionais da logística interna e trabalhá-las de forma estratégica. O recebimento de materiais é a primeira delas e sua eficácia pode promover resultados muito positivos para as demais.

Portanto, se você quer otimizar esse processo e gerar mais eficiência ao seu supply chain, agende uma apresentação do AUTOLOG WMS com os nossos especialistas e confira as vantagens da nossa tecnologia!