Reconversão industrial: uma alternativa para a sua empresa

A pandemia do novo coronavírus não coloca em xeque apenas a capacidade do sistema de saúde e da economia do país. Muitas empresas passam por verdadeiras “revoluções” em políticas, hábitos e procedimentos internos. Inclusive, várias aderiram ao que os especialistas chamam de “reconversão industrial”, especialmente quando se referem ao setor produtivo. 

Mas afinal, o que é a reconversão na indústria e como ela pode ser aplicada por algumas empresas no Brasil? É justamente esse assunto que vamos abordar ao longo do artigo de hoje, trazendo para você algumas dicas e informações úteis sobre essa nova era de adaptações e necessidades para as nossas rotinas de trabalho. Que tal conferir?

Afinal, o que é reconversão industrial? 

A reconversão industrial se refere a uma necessidade de adaptação ou reorientação do setor produtivo frente às exigências ou aos acontecimentos de um determinado período. Ou seja, em meio a uma pandemia sem precedentes históricos recentes e com impactos econômicos ainda incalculáveis, esse conceito vem à tona cada vez mais entre especialistas e gestores.

Vale ressaltar que a reconversão industrial não se limita a uma estratégia de “sobrevivência” durante a crise, mas também aponta para possíveis mudanças e tendências na indústria, como o uso mais consciente de insumos e recursos, a transformação digital de processos e métodos e até mesmo uma necessidade natural de adaptação aos novos hábitos e perfis de consumo durante e após a pandemia. 

Quais são as demandas que inspiram uma reconversão industrial? 

Com a alta demanda de acessórios de proteção e equipamentos de saúde no mundo inteiro, vimos alguns estoques específicos se esgotarem em todos os países. Máscaras, álcool gel 70% e até respiradores ainda são disputados em muitos locais, aqui e lá fora. 

Como alternativa emergencial, diversas indústrias se propuseram a implementar o conceito de reconversão em suas plantas e passaram a agir na linha de frente do combate à pandemia. 

É o caso da Compex, distribuidora de coletores de dados que recentemente anunciou a comercialização de uma máscara exclusiva de proteção, das montadoras que negociam a produção de respiradores e ventiladores pulmonares e da Ambev fornecendo álcool gel 70%, entre muitas outras empresas que conseguiram converter ou, pelo menos, adaptar parte de sua linha produtiva com novos insumos e produtos para essa demanda específica. 

Porém, a reconversão industrial não se resume a esses exemplos da “linha de frente”. Dólar alto, comércio exterior afetado, isolamento social, transformações de hábitos do consumidor, possível recessão econômica e outras consequências esperadas já servem como fatores que, certamente, vão requerer mudanças e adaptações de quase todos os setores.  

Reconversão industrial

Quais são os benefícios e desafios da reconversão industrial? 

O desafio é grande e os resultados ainda são imprevisíveis. Mas o fato é que a necessidade de adaptação é irreversível; portanto, cabe aos gestores definirem e implementarem suas melhores estratégias. 

O que é possível destacar como benefício da reconversão industrial é a necessidade da busca por alternativas viáveis para a redução de custos e a corrida por tecnologias de ponta. Isso vai permitir otimizar ao máximo os setores de produção, com eficiência e economia. 

Outra vantagem que se pode atrelar ao conceito de reconversão industrial é o surgimento de oportunidades futuras no mercado, frente a um cenário totalmente diferente, com novos hábitos e perfis de consumo. Quem já estiver mais adaptado a isso e contar com as ferramentas tecnológicas adequadas tende a sair na frente. 

Por fim, os desafios não são tão simples assim. A reconversão industrial requer estratégias certeiras, tomadas de decisão e, acima de tudo, capacidade de adaptação e investimentos suficientes. Já prevendo isso, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) anunciou uma linha de crédito para indústrias que pretendem entrar nessa corrida. 

O que considerar ao aplicar a reconversão industrial? 

Evidentemente, não há uma receita pronta para esse tipo de estratégia emergencial. No entanto, alguns fatores se fazem fundamentais, tanto no momento de crise quanto no cenário futuro. 

Destacamos alguns deles a seguir: 

  • estude e avalie toda e qualquer oportunidade à qual sua linha de produção possa se adaptar nesse momento; 

  • acompanhe as tendências do mercado e monitore as ações de concorrentes e outras empresas do ramo; 

  • adapte a sua infraestrutura e linha de produção para o essencial durante a pandemia; 

  • avalie também a possibilidade de a sua empresa fazer alguma contribuição social ou humanitária;

  • invista em tecnologias que auxiliem a reduzir custos e otimizar processos internos. 

Enfim, esse é um panorama sobre o conceito de reconversão industrial, que é tão debatido nos últimos tempos e, sem dúvidas, aponta para um novo cenário para as indústrias no Brasil e no mundo.  

E a sua empresa? Já está pronta para essas mudanças? As soluções da TWx ajudam diversas indústrias a otimizarem seus processos logísticos e de gestão de estoque, permitindo o uso mais eficaz de seus insumos, reduzindo gastos e mantendo a produtividade durante a crise.

Fale com um de nossos consultores agora mesmo e agende uma apresentação online de nossas tecnologias através da nossa solução AUTOLOG WMS!