Inventário cíclico

Entre os inúmeros métodos de contagem e controle de estoque, vale destacar o inventário cíclico como um dos mais eficientes e comuns em diversas empresas. Apesar disso, trata-se de um modelo extremamente exigente e requer muita organização e, claro, ferramentas adequadas para a sua realização contínua.  

E se você busca novas formas de inventários para o seu armazém e quer melhorar a acuracidade de seu estoque, certamente esta será uma das alternativas viáveis.  

Portanto, aproveite a leitura para conhecer uma pouco mais sobre o inventário cíclico, como ele funciona na prática, suas vantagens e aplicações. Vamos conferir?  

Afinal, o que é um inventário cíclico?  

Como o próprio nome sugere, o inventário cíclico é um modelo de contagem e de controle de estoque contínuo, baseado em uma metodologia rotativa de conferência sobre os itens estocados naquele determinado endereço do armazém.  

Na prática, essa contagem pode ser realizada em diferentes intervalos de tempo, desde que seja feita periódica e continuamente. Sendo assim, o inventário pode ser semestral, bimestral, mensal, semanal ou mesmo diário.  

Cada contagem é feita a partir de um determinado conjunto de itens, permitindo assim que todo o estoque seja contabilizado ao final do período, sem necessariamente interromper as operações.  

Desse jeito, os produtos selecionados em cada grupo têm suas contagens definidas com base em diferentes critérios de classificação, como tipo, SKU, data de validade, giro, tamanho e assim por diante.  

Quais as principais modalidades de um inventário cíclico?  

São diversas as aplicações possíveis de um inventário cíclico! E para mostrar essa versatilidade, nós separamos alguns exemplos práticos de como ele pode ser realizado em um armazém. Confira!   

  •  Amostragem – nesse caso, fica determinado um percentual de itens a ser contabilizado como amostra do nível de qualidade do estoque (ex: contagem de apenas 20% de um produto);   
  •  Itens movimentados – contagem de itens que tiveram movimentação naquele período. Sendo assim, produtos que estão estagnados, não precisam passar pelo inventário;   
  •  Riscos e fragilidade – outra forma de contabilizar no inventário cíclico é pela qualidade de grupos de produtos. Por exemplo, itens mais perecíveis, prestes a vencer a validade ou mais frágeis podem formar grupos específicos para a contagem;   
  •  Geográfico – contagem por formação de grupos de endereços dentro do armazém;   
  •  Categoria de produtos – contagem de grupos específicos de produtos por categorização (produtos enlatados, engarrafados, palletizados, soltos, líquidos, sólidos etc.);   
  •  Curva ABC – contagem que leva em consideração o giro dos produtos por meio da análise da Curva ABC.   

Quais as vantagens de inventário cíclico?  

Na prática, o inventário cíclico agrega inúmeras vantagens à gestão de estoque. Primeiro, pelo fato de sua dinâmica, especialmente não precisar, necessariamente, parar ou atrapalhar a operação do armazém por completo.  

Ou seja, realizando a contagem apenas de conjuntos específicos de produtos, outros itens continuam sendo movimentados normalmente durante o dia.  

Outro benefício indiscutível se refere à acuracidade dessas contagens, já que são realizadas em menor escala e de forma periódica, evitando assim erros e falhas ao longo do procedimento.  

Por fim, a versatilidade desse método permite que a empresa defina suas melhores ações e estratégias de contagem e controle sobre os seus itens, de acordo com suas especificidades e características.  

Qual o principal desafio para implementar o inventário cíclico?  

Por ter características rotativas e periódicas, o grande desafio de um inventário cíclico se dá no controle continuo e ininterrupto das contagens. Logo, isso requer muita organização, planejamento e, principalmente, infraestrutura adequada para a sua realização.  

No entanto, graças ao advento tecnológico de sistemas de gestão de estoque, hoje, é totalmente viável otimizar esses controles por meio de um software WMS, por exemplo.  

Assim, independentemente do tipo de categoria ou conjunto de itens a serem contados no inventário, a sua equipe passará a ter controle total sobre cada mercadoria existente ali, a partir de códigos de barra ou RFID.  

Ou seja, será possível realizar contagens rápidas e sem erros, por exemplo, em itens com SKU semelhantes, ou originários de um único fornecedor, ou com datas de validade próximas a vencer, ou por número de lotes e assim por diante.  

Em resumo, essas são algumas dicas e informações úteis sobre as vantagens de um inventário cíclico e como a sua aplicação pode ser otimizada por meio de sistemas específicos de gestão de estoque, como o caso do WMS.  

E se você gostou, quer saber mais sobre como melhorar seus inventários e, claro, como implementar soluções práticas em sua empresa, não deixe de conversar com um especialista e conheça todos os módulos do Autolog WMS da TWx.  

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Olá 👋
Posso Ajudar?