Se a sua empresa armazena e movimenta produtos e insumos de qualquer tipo, e busca ter controle total sobre eles, então é fundamental saber o que é inventário de estoque, conhecer seus principais modelos práticos e, claro, implementar tal estratégia periodicamente em seu armazém. 

Afinal, é a partir desse procedimento que a sua gestão de armazenagem poderá ter a certeza e a transparência sobre seus saldos, possíveis divergências, necessidades de reposição e sobre os ativos da empresa como um todo. 

Sendo assim, sem grandes delongas, fique até o final desta leitura e saiba, de fato, o que é inventário de estoque e como isso afeta a gestão de seu armazém. Vamos lá! 

O que é inventário de estoque? 

Podemos definir inventário de estoque como uma checagem completa sobre determinados itens, produtos e insumos de uma empresa, no intuito de inspecionar quantidades, volumes e possíveis divergências entre o que existe no ambiente físico e no controle virtual. 

Em outras palavras, é uma contagem do estoque e comparação com as informações digitais da empresa, justamente para proporcionar uma igualdade desses dados e evitar qualquer erro ou falha em ambos os ambientes. 

Qual a importância de se realizar um inventário de estoque? 

Como é de se imaginar, o inventário de estoque é uma forma de controle sobre o que, de fato, existe nas prateleiras de seu armazém, assim como sobre o que está registrado em seus sistemas. 

Logo, na prática, se um pedido é faturado por haver disponibilidade de produto no ambiente virtual, obrigatoriamente este mesmo produto deve constar disponível na prateleira. Porém, na realidade, isso nem sempre ocorre e um dos principais motivos é por falta de um inventário ou por conta de controle ineficazes. 

Além dessas possíveis divergências, o inventário de estoque permite ter um maior conhecimento sobre valores de estoques, ajuda a detectar riscos e desperdícios, melhora a organização dos itens e contribui na redução de custos operacionais do armazém. 

Quais os principais tipos de inventários de estoque existem? 

São inúmeros os tipos de inventários de estoque que uma empresa pode implementar na prática, cada qual com características e dinâmicas diferentes, visando atender também às distintas necessidades de cada empresa. 

E para exemplificar os principais deles, nós separamos a seguinte lista. Confira! 

Inventário por período fiscal 

Em geral, esse tipo de inventário ocorre de acordo com o cronograma de inspeções fiscais da empresa. 

Dessa forma, é comum que haja uma contagem no início do período contábil e outra no final do exercício, geralmente no final do ano. 

Inventário por periodicidade 

Muito comum nas empresas, esses inventários são programados por períodos conforme as necessidades de cada empresa, podendo ser, por exemplo, anuais, mensais, semanais ou mesmo diários. 

Inventários cíclicos 

Também conhecidos por inventários rotativos, os cíclicos são uma excelente alternativa de contagem, tendo em vista que, em geral, eles consideram algumas referências de produtos por períodos. 

Ou seja, não é feita uma contagem geral de uma única vez, mas sim de determinados itens seguindo um cronograma circular e contínuo. Assim, a operação não precisa ser completamente interrompida. 

Inventário permanente 

Esse tipo de inventário de estoque só é possível hoje graça ao advento de tecnologias, como o sistema WMS. Afinal, como o próprio nome sugere, trata-se de uma contagem constante a cada movimentação de itens no armazém e tudo em tempo real. 

Desse jeito, é possível ter um controle muito mais apurado e detalhado, sem necessariamente interromper a operação logística e de vendas da empresa.  

Inventário por produto ou setor  

Outra forma de organizar o inventário de estoque da empresa é por meio de categorias de contagem. Ou seja, a partir de regras pré-definidas, os operadores ficam responsáveis por contar determinadas seções do estoque ou tipos de produtos naquele dia, enquanto todo o restante segue em suas operações normalmente.  

Em resumo, essas são algumas dicas e informações essenciais sobre o que é inventário, sua importância prática e alguns tipos mais comuns de métodos e modelos que podem ser aplicados por qualquer empresa.  

E se você gostou e quer saber mais sobre o tema, não deixe de conferir nossa próxima leitura e confira todos os detalhes de um inventário cíclico na prática.   

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Olá 👋
Posso Ajudar?