A logística interna, ou logística de armazém, é uma parte fundamental e de suma importância dentro dos processos de Supply Chain, tendo em vista que é justamente ela a responsável por toda movimentação, armazenagem e expedição dos materiais que seguirão para a entrega dos clientes.
Ou seja, sem a devida otimização interna desses processos, certamente a qualidade de sua distribuição será influenciada, além de outros fatores, como custos, prazos, atendimento, inventários, estoques etc.
Sendo assim, não deixe de conferir este post por completo e entenda melhor a real importância de investir na otimização de sua logística interna. Boa leitura!
Como se define o conceito de logística interna?
Logística interna é o conjunto de processos e atividades que envolvem o gerenciamento de materiais e produtos dentro de uma empresa ou organização. Assim, ela abrange todas as atividades relacionadas ao fluxo de materiais e produtos, desde o recebimento das matérias-primas até a entrega dos produtos acabados aos clientes.
A logística interna é um aspecto fundamental da gestão de armazém, pois envolve controles gerais sobre a movimentação, armazenagem e gestão de materiais dentro de um depósito ou centro de distribuição.
Entre as atividades da logística interna estão o gerenciamento de estoques, o recebimento e armazenamento de matérias-primas e produtos acabados, a preparação de produtos para a expedição, o gerenciamento de transportes internos, entre outras.
Logo, a eficiência da logística interna é fundamental para o sucesso de toda a distribuição empresa, pois pode afetar diretamente a produtividade, a qualidade dos produtos e serviços e a satisfação dos clientes.
Como a otimização da logística interna pode melhorar a qualidade de sua distribuição?
A otimização da logística interna pode ter um impacto significativo nos processos de distribuição de sua empresa. Isso ocorre porque a eficiência dos processos dentro do armazém pode afetar diretamente a velocidade e a qualidade da entrega de produtos aos clientes.
Por exemplo, se houver gargalos na recepção e no armazenamento de matérias-primas e produtos acabados, pode haver atrasos na preparação e na expedição dos pedidos dos clientes. Da mesma forma, se os níveis de estoque não estiverem sendo gerenciados adequadamente, pode haver escassez de produtos para atender às demandas dos clientes.
Por outro lado, se a logística interna for otimizada, isso pode levar a uma série de benefícios para os processos de distribuição. Por exemplo, se o recebimento e armazenamento forem realizados com eficiência, haverá maior disponibilidade de produtos para os processos de separação, embalagem e expedição. Isso pode levar a prazos de entrega mais curtos e a uma melhor satisfação dos clientes.
Além disso, a otimização da logística interna pode ajudar a reduzir os custos operacionais da empresa, permitindo que ela seja mais competitiva no mercado. Por exemplo, se os níveis de estoque forem gerenciados de forma mais eficiente, pode haver uma redução nos custos de armazenamento e de manutenção de estoques. Isso pode levar a uma maior rentabilidade da empresa e a uma maior capacidade de investir em outros aspectos importantes, como o desenvolvimento de novos produtos e serviços.
Como otimizar a sua logística interna na prática?
Existem diversas maneiras de otimizar os processos de logística interna em uma empresa, e um sistema WMS (Warehouse Management System) pode ser uma ferramenta importante nesse sentido.
Afinal, o software possibilita a automação de diversos processos do supply chain, desde o recebimento de materiais nas docas do armazém, até a expedição e carregamento para a entrega.
Em outras palavras, o sistema WMS permite que sua empresa otimize todos os controles e as etapas necessárias para que sua gestão de armazém se torne mais eficiente, agregando fatores do tipo:
- eliminação de erros e falhas na armazenagem;
- agilidade e acertividade nos carregamentos;
- picking e packing extremamente eficientes;
- redução de custos e de tempo nos processos;
- acuracidade de inventários;
- mais rapidez na liberação de pedidos.
Em resumo, essas são alguns pontos essenciais sobre o conceito de logística interna e a real importância da otimização dos processos dentro de um armazém, como forma também de melhorar a distribuição e a gestão como um todo da empresa.
Gostou das dicas? Ficou alguma dúvida ou gostaria de participar com algum outro ponto importante sobre o tema? Então, aproveite para deixar seus comentários a seguir e compartilhe sua opinião com outros leitores.