Muitas tendências da logística para 2021 eram previstas há anos. A transformação digital do setor na última década já apontava para mudanças significativas no que se refere a tecnologias, métodos e conceitos de gestão.
No entanto, a atual pandemia e as suas consequências simplesmente aceleraram esse processo, fazendo com que muitas dessas ferramentas se concretizassem como soluções definitivas para as empresas muito antes do que se esperava.
Por isso, preparamos uma pequena lista de tendências da logística. Certamente, elas já são uma realidade para muitos negócios, mas ainda devem ser implementadas e aprimoradas por outras empresas a partir de 2021. Confira!
3 tendências da logística que você deve aplicar em 2021
1. Atendimento omnichannel
Algumas tendências da logística para 2021 são consequências das mudanças de hábitos dos consumidores, especialmente por conta das ações necessárias para frear a pandemia, como o isolamento social.
Com uma redução significativa das vendas em lojas físicas, vimos um crescimento exponencial do consumo online dos mais variados tipos de produtos e serviços, tanto no Brasil quanto no mundo.
Esse fenômeno não demandou mudanças unicamente operacionais nas empresas. Elas também tiveram que se reinventar na forma de se comunicar.
Na prática, o chamado atendimento omnichannel se tornou uma estratégia imprescindível para essa nova dinâmica de consumo.
Atualmente, empresas precisam disponibilizar e integrar os mais variados canais — on e offline — de venda, suporte, logística e pós-venda.
2. Dark Stores
Com a explosão das vendas online durante a pandemia, o conceito de Dark Stores também se fortaleceu e, sem dúvidas, se concretiza como uma das tendências da logística para 2021.
Na prática, o termo se refere a pontos de venda ou centros de distribuição montados pelas empresas exclusivamente para atender às compras online de seus clientes.
Assim, podemos considerar as Dark Stores como pequenos armazéns dinâmicos, estrategicamente localizados nos centros urbanos.
Neles, os processos de gestão e distribuição são muito mais ágeis, garantindo entregas rápidas aos compradores.
3. Sistemas WMS modulares
Há muito tempo que o sistema WMS se tornou uma ferramenta imprescindível na gestão de estoque das empresas e, sem dúvidas, foi um dos pilares para a transformação digital do setor logístico.
No entanto, ainda que a tecnologia em si não seja necessariamente uma novidade no mercado, podemos destacar como tendência para 2021 a possibilidade de implementações modulares do sistema.
Isso permite que a ferramenta seja mais acessível para empresas de todos os tamanhos e focada nas reais necessidades de cada negócio.
Saiba mais: Confira os módulos do AUTOLOG WMS
Em resumo, essas são três tendências da logística para 2021. Certamente, elas já são uma realidade para muitos negócios. No entanto, ganham mais força daqui para frente, visto as necessidades de adaptações e mudanças que o mercado impôs nos últimos meses.
Investir nesses conceitos e tecnologias não é apenas uma possibilidade de diferenciação do seu negócio. É, principalmente, uma necessidade se atualizar frente às novas demandas e aos novos hábitos para garantir a sobrevivência.
Gostou do conteúdo? Quer saber como implementar algumas dessas tendências em sua empresa? Então, agende uma apresentação do AUTOLOG WMS para conhecer uma das ferramentas mais completas e atualizadas em gestão de estoque!