Intralogística: melhore a armazenagem de materiais

Você sabe qual a importância de uma intralogística eficiente para o seu negócio? Segundo uma pesquisa feita pelo Ibope em 2013, mais de 60% das empresas entrevistadas não dominavam ao certo o custo médio e nem conseguiam identificar os fatores críticos que poderiam atrapalhar a eficácia de suas logísticas internas.

O tempo passou, mas podemos dizer que o cenário não evoluiu muito. Afinal, é comum vermos empresas investindo milhares de reais em soluções de logística outbound enquanto seus armazéns permanecem engessados.

Será que a sua empresa faz parte dessa estatística? Você conhece e detém as tecnologias próprias para melhorar a sua intralogística? Sua gestão de estoque é eficiente? Responderemos todas essas perguntas e mostraremos alguns casos de sucesso no artigo de hoje.

Confira!

Afinal, o que é intralogística?

Como o próprio nome sugere, a intralogística, que também é conhecida como logística inbound ou in house, está associada à movimentação interna dos produtos em um armazém.

Ou seja, ela abrange todo o fluxo de um supply chain, permitindo que os processos internos se encaixem e fluam com inteligência, antes mesmo de começar a entrega dos pedidos.

Mas como ela funciona na prática?

O segredo de uma intralogística eficiente está na automatização de seus processos.

Atualmente, com a implementação de ferramentas tecnológicas avançadas, como o sistema WMS, tornar isso viável é mais simples do que se imagina. Afinal, esse tipo de tecnologia garante uma gestão de armazém completa e detalhada, desde o recebimento do produto até a devida expedição.

Na prática, o sistema WMS e os coletores de dados permitem otimizar processos e tarefas no estoque e integrar cada etapa do supply chain com segurança, rapidez e economia.

Conheça o AUTOLOG WMS e suas funcionalidades!

Intralogística

E quais as vantagens de se investir na intralogística?

São inúmeros os benefícios que uma intralogística eficiente pode proporcionar à empresa. Como destacamos acima, a otimização dos processos internos e a redução de custos são alguns deles.

No entanto, entre os principais objetivos que as organizações buscam alcançar hoje dentro de uma gestão de estoque, vale destacar a busca pelo aumento de produtividade. E isso nem sempre tem a ver com melhorias no transporte e na distribuição.

É o caso da Bemis, uma das principais fornecedoras de embalagens alimentícias do mundo, que reviu toda a sua intralogística, implantou um sistema WMS e sanou os seus problemas de estoques ineficientes, aumentando os seus níveis de produção e controlando melhor os seus custos.

Outro exemplo de sucesso é o da Rojemac, líder nacional na importação e distribuição de presentes e utilidades domésticas, que ultrapassou suas metas de pedidos nos últimos anos ao rever seus processos de intralogística e investir em tecnologias de gestão como o sistema WMS.

Enfim, os problemas e desafios são recorrentes no setor logístico. Porém, não se limitam ao transporte e à distribuição. Olhar para dentro do armazém e investir na intralogística vai muito além de organizar e otimizar o estoque: é uma questão estratégica, que pode fazer toda a diferença para o seu negócio, aumentando os lucros, reduzindo os custos e tornando eficiente cada etapa de sua cadeia de suprimentos.

Portanto, se você busca otimizar a sua intralogística e gerar melhores resultados para o seu negócio, não deixe de conhecer nossa tecnologia. Converse com um de nossos especialistas e agende uma apresentação sem compromisso do AUTOLOG WMS!