Cross docking: o que é e como implementar?

Já imaginou vender com estoque mínimo ou, ainda melhor, sem a necessidade de um espaço físico para a armazenagem? Pois bem, o método de cross docking trabalha justamente com essas ideias e se torna viável por meio de uma gestão logística altamente qualificada, organizada e baseada em tecnologias de ponta.

Pensando nisso, preparamos este artigo para mostrar um pouco sobre o que é o cross docking, como o procedimento pode ser implementado em sua empresa e, por fim, como um sistema WMS se faz fundamental nesse processo. Sendo assim, sem mais delongas, vamos direto às dicas!

Afinal, o que é cross docking? 

O cross docking está associado a um modelo de gestão de estoque que não requer o armazenamento de produtos antes das vendas ou, pelo menos, que possibilite uma alta otimização do armazém, permitindo que as empresas trabalhem sempre com um estoque mínimo e uma rotatividade grande. 

Podemos dizer que o cross docking é um método extremamente recente, tendo em vista que a sua capacidade de melhorar a malha de abastecimento nas empresas só se tornou viável após a evolução de ferramentas tecnológicas de gestão de estoque e de novas práticas de armazenagem. 

Basicamente, há três tipos de cross docking aplicáveis às operações logísticas nas empresas: 

  1. movimentação contínua: ocorre com o recebimento dos itens no armazém e a imediata expedição para a entrega; 

  2. movimentação consolidada ou híbrida: é quando o estoque é recebido e endereçado no armazém, porém com uma parte já pronta a ser expedida e outra a formar pedidos completos; 

  3. movimento de distribuição: quando os itens são recebidos para completar cargas Full Truck Load (FTL), ou seja, que já são capazes de preencher a capacidade do caminhão para a entrega. 

Cross Docking

E como implementar o cross docking na prática? 

A implementação do cross docking requer uma gestão de estoque altamente eficiente e planejada, com base em ferramentas avançadas, como um bom relacionamento com os seus fornecedores, uma organização perfeita de seus processos e um sistema WMS eficaz.

Vamos a um exemplo? Imagine que um e-commerce aumente, consideravelmente, a sua demanda de vendas. Implementando o conceito de cross docking, a ideia é permitir uma maior otimização no gerenciamento do armazém, utilizando-se do mesmo espaço físico que a empresa possui para seu estoque. 

Ou seja, em resumo, o cross docking possibilita melhorar a eficiência de sua cadeia de distribuição, sem necessariamente exigir a expansão do espaço físico. 

Essa implementação se torna possível por meio de alguns fatores essenciais: 

  • um ótimo relacionamento com os fornecedores; 

  • parceiros estratégicos e eficazes;

  • o uso de ferramentas avançadas na gestão de estoque;

  • eficiência em cada etapa do supply chain.

Como um sistema WMS influencia no cross docking? 

Como dissemos, o cross docking está ligado diretamente à eficiência máxima de uma gestão de estoque. E o sistema WMS é uma ferramenta primordial para tal resultado. Afinal, essa tecnologia permite a otimização completa de cada etapa do processo de armazenagem. 

Na prática, o WMS permite agilizar o recebimento dos itens em seu armazém, endereçá-los para algum setor (se necessário) ou encaminhá-los para a expedição de imediato, com total eficiência e segurança na comunicação das informações, já que opera com coletores de dados

Saiba mais sobre o AUTOLOG WMS!

Ou seja, o sistema WMS é a ferramenta que permite toda a eficácia e agilidade proposta no procedimento de cross docking, proporcionando uma movimentação interna otimizada, dinâmica e segura. 

Enfim, agora você conhece o conceito de cross docking na gestão de estoque, sabe quais os fatores essenciais para a sua implementação e entende o papel de um sistema WMS dentro desse processo. Como podemos ver, o uso da tecnologia é crucial para que o procedimento se torne viável e, de fato, possibilite um supply chain altamente capacitado e uma otimização máxima do espaço físico. 

Se você busca implementar o cross docking em sua empresa e melhorar a sua gestão de estoque, temos a solução ideal. Agende uma apresentação do AUTOLOG WMS e conte com uma tecnologia de ponta para o melhor gerenciamento de seu armazém!