Gestão de armazém: como escolher a melhor solução?

Atualmente, uma boa gestão de armazém requer soluções práticas, modernas e eficientes, que sejam capazes não somente de otimizar os processos operacionais de uma cadeia de suprimentos, mas também de atender às questões estratégicas do negócio.

Sendo assim, a escolha de uma solução eficaz para a sua gestão de armazém deve incluir a possibilidade de redução de custos, melhorias processuais, integração entre os setores e, claro, experiência diferenciada aos seus clientes.

Pensando nisso, destacamos ao longo deste post alguns fatores fundamentais que uma solução tecnológica pode e deve proporcionar para a gestão de armazém da sua empresa. Vamos conferir?

Como solução tecnológica deve beneficiar a sua gestão de armazém?

A seguir, destacamos alguns pontos nos quais uma solução moderna pode impactar na gestão de armazém e quais são os benefícios que ela traz para a rotina das operações. Confira!

Otimização total do Supply Chain

Quando pensar em gestão de armazém, você não deve se limitar aos processos de armazenamento dos estoques, mas a todas as etapas da cadeia de suprimentos, desde o recebimento do material até a sua distribuição.

Hoje, graças à tecnologia, há sistemas de gestão de estoque capazes de otimizar, com perfeição e eficiência, cada etapa do Supply Chain.

Por exemplo, com o uso de etiquetas de códigos de barra ou RIFD, é possível garantir a identificação correta do material que chega ao armazém, o endereçamento sem erros para o devido setor do estoque e a localização imediata do item na prateleira, assim como o processo de picking ágil e a expedição eficiente do produto.

Gestão de armazém

Redução de custos

Outro fator primordial que precisa ser levado em consideração na escolha de uma solução para a gestão de armazém é a sua capacidade de redução de custos. Afinal, toda operação de Supply Chain demanda gastos, envolve riscos e outras variáveis.

Por exemplo, controlar o prazo de validade dos itens estocados seria uma prática vantajosa para a sua gestão, concorda? Além disso, evitar perdas por erros de estocagem, inventários malfeitos e falhas de comunicação são outros aspectos que podem gerar gastos, desperdícios e até prejuízos para o negócio.

Integração com o seu ERP

Por fim, a solução adequada para a sua gestão de armazém deve funcionar de forma integrada ao seu ERP, possibilitando, assim, uma conectividade completa com todos os setores do negócio.

Imagine, por exemplo, gerar os pedidos de vendas pelo seu ERP e, por meio de uma OS ou NF, conseguir disparar tarefas automaticamente pelo coletor de dados, de modo a localizar o item no estoque, separá-lo e carregá-lo, em tempo mínimo e sem falhas!

O AUTOLOG WMS atende a todos esses requisitos e muito mais

Considerando as necessidades acima como objetivos gerais de uma gestão de armazém eficiente, destacamos o sistema WMS como a solução perfeita e completa para o setor logístico.

No entanto, a escolha do software mais adequado para o seu tipo de negócio depende também da capacidade, qualidade e abrangência de seus desenvolvedores. O AUTOLOG WMS, desenvolvido pela TWx, é uma das soluções mais completas e reconhecidas no mercado nacional, atendendo clientes de renome e com cases de sucesso comprovados.

O AUTOLOG WMS é considerado o software de gestão de armazém mais flexível e parametrizável do mercado. É integrável com os principais ERPs disponíveis no Brasil e tem a facilidade de ser implementado de forma modular. Assim, garante soluções focadas e dedicadas a cada etapa da sua cadeia de suprimentos.

Enfim, essas foram nossas dicas de como escolher a solução mais adequada e eficiente para a sua gestão de armazém. É importante reforçar que esse tipo de tecnologia não deve ser vista apenas como uma ferramenta para a otimização de processos operacionais, mas também como diferencial estratégico para o seu negócio, reduzindo custos e garantindo produtividade.

Se você busca esses resultados na prática, converse com um de nossos especialistas e agende uma apresentação do AUTOLOG WMS!