Toda empresa que armazena e movimenta produtos deve entender que o principal objetivo do inventário de estoque é garantir um equilíbrio perfeito – e sem erros – sobre o que, de fato, está disponível nas prateleiras e, ao mesmo tempo, o que consta nos controles digitais de sua gestão. 

Em outras palavras, o inventário tem por princípio averiguar periodicamente as quantidades existentes no estoque físicos e em seus respectivos sistemas gerenciais. 

Mas para detalhar melhor esse procedimento e mostrar que ele pode ser realizado de diferentes maneiras na prática, nós preparamos este post completo com muitas dicas úteis sobre o tema. 

Quer saber mais? Então, fique até o final e boa leitura! 

Afinal, qual a melhor definição para o inventário de estoque? 

O inventário de estoque é uma prática comum em toda empresa que preza pela boa gestão de seu armazém, garantindo assim um controle mais apurado sobre seu estoque físico X virtual. 

Na prática, o inventário é feito a partir de uma contagem periódica sobre todos os itens existentes nas prateleiras da empresa e de uma atualização deste mesmo volume no sistema de controle. 

Porém, há inúmeras maneiras de se realizar tal procedimento, bem como os exemplos que separamos a seguir:  

  • Inventário Geral – quando é feita uma contagem global de todos os itens existentes no estoque; 
  • Inventário Rotativo – trata-se de um tipo de inventário de estoque que preza por uma contagem cíclica e periódica de seus produtos; 
  • Inventário por Categoria – nesse tipo de inventário de estoque, a empresa cria “categorias” de produtos, endereços do armazém, SKUs, entre outras, e realiza a contagem específica dessas sessões por vez. 

Quais os objetivos de um inventário de estoque? 

Como bem vimos, podemos considerar como principal objetivo do inventário de estoque a contagem dos itens físicos e atualização dos controles virtuais em uma gestão de armazém. 

No entanto, há muitos outros objetivos englobados nessa prática logística e que podemos mensurar da seguinte forma. Confira!  

  • permite controles mais apurados e detalhados sobre o estoque; 
  • evita possíveis divergências de informações entre o estoque físico e o virtual; 
  • garante mais eficiência na movimentação de produtos do armazém; 
  • elimina desgastes comerciais com o cliente, por exemplo, quando há pedidos realizados, mas sem disponibilidade do produto no estoque; 
  • contribui para a redução de perdas e desperdícios de produtos; 
  • proporciona redução de custos; 
  • ajuda a otimizar a organização e desempenho da armazenagem; 
  • melhora a qualidade e eficiência da gestão de estoque. 

Como realizar um bom inventário de estoque na prática? 

Depois de conhece o principal objetivo do inventário de estoque, podemos ir direto à prática, certo? Mas na verdade, como bem destacamos, há diferentes maneiras de se realizar tal procedimento em uma empresa. 

Dessa forma, o primeiro passo é identificar as reais necessidades de seus controles e, assim, escolher o melhor tipo de inventário para o seu armazém. 

Após isso, a dica é otimizar o processo e, de preferência, automatizar algumas etapas necessárias, bem como a contagem e comunicação de dados entre o estoque físico e o virtual. 

E para isso, hoje as empresas investem nos chamados coletores de dados, que podem trabalhar em conjunto com um sistema WMS, ferramenta essa que permite controles extremamente detalhados, seguros e eficientes. 

Na prática, os coletores de dados vão proporcionar um inventário de estoque muito mais rápido, personalizado, sem chances de erros e, de quebra, com uma comunicação integrada ao software de gestão.  

Em outras palavras, toda a contagem de itens será feita com o ajuda do equipamento e, em tempo real, todas as informações serão repassadas ao sistema, atualizando assim todos os saldos necessários. 

Em resumo, essas são algumas dicas e informações úteis sobre o principal objetivo do inventário de estoque, seus modelos práticos e como realizar esse procedimento com as ferramentas e soluções modernas existentes hoje no mercado. 

Quer saber mais sobre como otimizar seu inventário de estoque? Então, fale conosco e conheça os diferenciais do Autolog WMS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Olá 👋
Posso Ajudar?