Hoje, a terceirização de encapsulados se tornou uma estratégia vantajosa dentro de parte da indústria farmacêutica, vista a grande demanda que este mercado de suplementos alimentares e nutracêuticos apresenta nos últimos anos no Brasil e no mundo.   

A atual pandemia de Covid, somada ao crescimento do e-commerce, também teve uma influência direta sobre esta tendência. Cada vez mais empresas buscam se diferenciar com produtos mais diversificados e com novas soluções para suas vendas e entregas.   

E para entender um pouco mais sobre este cenário e destacar alguns prós e contras sobre a terceirização de encapsulados, nós preparamos este post com dicas e informações úteis.   

Quer conferir? Então, fique até o final e boa leitura!   

Um pequeno panorama sobre o mercado de encapsulados   

Não é de hoje que os encapsulados têm sua participação dentro da área farmacêutica, da estética e de saúde e bem-estar. No entanto, de anos para cá, especialmente após a chegada da pandemia, a preocupação de parte da sociedade com hábitos mais saudáveis fez criar uma nova demanda desses produtos e, hoje, há uma infinidade de suplementos e nutracêuticos nesse formato e das mais variadas origens.   

Para se ter uma noção, levantamentos apontam para um aumento na procura dessas cápsulas na internet de mais de 74% só em 2020. E isso engloba uma infinidade de propostas, desde produtos para pele, cabelos, emagrecimento, redução de celulite, até estimulantes sexuais e aumento da libido, por exemplo.   

E foi a partir desse boom nas vendas de encapsulados que também se iniciou uma corrida na busca de parceiros especializados no processo de encapsulamento. Hoje, há uma vasta gama de indústrias capacitadas para isso e que fornecem toda a infraestrutura e tecnologia para envase e distribuição das cápsulas.   

Quais as vantagens da terceirização de encapsulados?   

Se a sua empresa pretende investir ou aumentar o catálogo de produtos neste mercado, sem dúvidas a terceirização de encapsulados pode trazer diversas vantagens estratégias e operacionais.   

Afinal, todo o processo de encapsulamento passa por etapas essenciais e com alto nível de controles, o que demanda, por exemplo, análises laboratoriais, testes de resistência, maquinário específico para envase, certificações de qualidade dos órgãos fiscalizadores, tecnologia de ponta, logística eficiente e mão de obra devidamente capacitada.   

Logo, investir em tudo isso por conta própria pode ser um desafio muito mais complexo e complicado para a empresa, e ao contrário, há uma infinidade enorme de parceiros especializados e disponíveis no mercado com toda a infraestrutura necessária.   

Sendo assim, em geral, a terceirização de encapsulados pode englobar serviços completos do tipo:     

  •  pesquisa de mercado;    
  •  desenvolvimento do produto;    
  •  registro INPI da marca;    
  •  design do produto;    
  •  produção e envase;    
  •  testes laboratoriais;    
  •  distribuição.    

Quais os desafios desse mercado?   

Como bem visto, encontrar e terceirizar empresas especialistas em produtos encapsulados não é mais um problema no atual cenário e há uma diversidade enorme de parceiros disponíveis, cada qual com suas soluções e diferenciais propostos.   

No entanto, segundo especialistas, o grande desafio que os negócios de cápsulas encontram hoje se refere à grande competitividade (especialmente no ambiente digital) e na rede de distribuição realmente eficiente.   

Logo, podemos considerar dois pilares para se destacar neste mercado: capacidade de vendas online X logística.   

Dessa forma, no que se refere ao e-commerce, recomenda-se:     

  • montar um bom site próprio;    
  •  investir em marketplaces especializados;    
  •  ter capacidade de comunicação e atendimento online;    
  •  investir em ações e estratégias de marketing digital.    

E ao que se refere à logística, é fundamental levar em consideração:     

  • capacidade de armazenagem e distribuição dos encapsulados;    
  •  conferir se a empresa terceira conta com tecnologias de gestão de estoque (sistema WMS);    
  •  se possui capilaridade para as entregas;    
  •  se o transporte atende às necessidades de sua empresa.    

Em resumo, essas são algumas dicas e informações úteis sobre o mercado e os serviços de terceirização de encapsulados, setor este que tem apresentado altas demandas de consumo e excelentes oportunidades de expansão e especialização, desde que a marca consiga se diferenciar nas vendas e na distribuição logística.   

E se você quer conferir algumas tecnologias para otimizar o seu supply chain, não deixe de visitar a nossa página de serviços e conheça melhor as soluções desenvolvidas pela TWx.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Olá 👋
Posso Ajudar?