5 condições de infraestrutura fundamentais para implantar um WMS

Se consideramos necessidades como otimizar os processos do supply chain, reduzir custos logísticos e aumentar a competitividade no mercado, é natural que as empresas busquem, cada vez mais, soluções tecnológicas para as suas estratégias. Quando o assunto é gestão de estoque, sem dúvidas, o sistema WMS se destaca como a ferramenta mais eficiente e moderna para se alcançar tais objetivos dentro de uma organização.

Na prática, a sua implantação é totalmente parametrizável e flexível. Ele pode ser instalado de maneira modular, a fim de suprir demandas específicas de cada setor do estoque, ou de forma completa, atendendo a todas as etapas da cadeia de suprimentos.

Nos dois casos, as integrações devem ser feitas por profissionais técnicos — apoiados pela sua equipe de TI — e exigem algumas condições de infraestrutura na empresa. Esse último ponto é, justamente, o tema do nosso post de hoje.

Sendo assim, entenda melhor o que é e como funciona um sistema WMS e, a seguir, saiba o que é preciso em termos de hardware para a sua implantação!

5 condições de infraestrutura necessárias para implantar um WMS

1. Site Survey

Entre as condições de infraestrutura fundamentais para a implantação e operação de um sistema WMS, a primeira delas é a internet e o seu alcance por todas as áreas do estoque. Afinal, tanto o software quanto parte dos hardwares operam de forma online e necessitam estar integrados a uma rede.

Com isso, é preciso:

  • ter uma rede wi-fi;

  • garantir uma cobertura ampla, com pontos de acesso distribuídos pela empresa, que permitam o alcance do sinal em todos os setores.

2. Leitores e coletores de dados

Outros hardwares que são imprescindíveis e proporcionam ainda mais eficiência ao WMS são os coletores de dados, ferramentas capazes de ler as etiquetas impressas em cada item no estoque e dispararem tarefas diversas aos operadores, garantindo total acurácia, reduzindo o tempo das operações, permitindo uma comunicação precisa e aumentando a produtividade geral.

Entre as principais características desses equipamentos e as condições de infraestrutura necessárias para o seu funcionamento, destacamos:

  • os coletores de dados são capazes de ler diferentes tipos de etiquetas, tanto as 1D (código de barra) quanto as 2D (QR Code);

  • para a segunda opção, os coletores conseguem operar com um alcance de leitura maior e de forma bidimensional, ou seja, captando dados tanto no plano horizontal quanto no vertical;

  • os coletores de dados, normalmente, são acompanhados de outros acessórios, como baterias, cabos, berços, fontes de carregamento e suportes de leitura automática.

Condições de infraestrutura para implantar um sistema WMS

3. Equipamentos de impressão

Há diversos softwares específicos para a criação e personalização de etiquetas com códigos de barras, QR Codes ou RFID, como Label Matrix, LabelView e Codesoft.

Em todos os casos, é possível trabalhar de forma integrada ao módulo Identificação de seu sistema WMS, de modo a incluir as informações e os dados necessários de qualquer item do estoque e de acordo com as especificidades de cada cliente.

Em relação às condições de infraestrutura fundamentais para a impressão dessas etiquetas, destacamos apenas a necessidade de uma impressora. Porém, dê preferência à térmica, tendo em vista a alta capacidade e velocidade de produção desse tipo de equipamento.

Entre os equipamentos mais utilizados, destacamos os dois tipos principais:

  1. impressoras de transferência térmica (utilizam um ribbon de transferência térmica);

  2. impressoras térmicas diretas (não necessitam de um ribbon, mas suas impressões têm uma durabilidade inferior).

Saiba mais: Conheça o módulo Identificação do AUTOLOG WMS

4. Suprimentos

Aproveitando o gancho do tópico anterior, as impressoras térmicas não utilizam cartuchos ou toners como os modelos convencionais, o que proporciona uma redução considerável de custos na compra desse tipo de suprimento.

É preciso apenas definir qual tipo de etiqueta será utilizado nas operações e, evidentemente, contar com um estoque sempre disponível para elas. Como dicas, destacamos alguns pontos a seguir:

  • determine o layout das etiquetas;

  • dimensione a compra desse material, de acordo com a sua demanda e necessidade;

  • em caso de possuir uma impressora de transferência térmica, tenha um estoque mínimo de ribbons.

5. Endereçamento do estoque

Por fim, podemos destacar que uma das condições de infraestrutura fundamentais para o bom funcionamento de sua gestão de estoque e o melhor desempenho de seu sistema WMS é o endereçamento estratégico de seu armazém.

Para isso, reunimos algumas dicas que consideramos importantes em relação a esse ponto e que podem ser levadas em conta ao implantar as soluções de sua gestão:

  • estude layouts que sejam eficientes e práticos, permitindo a melhor circulação de pessoas e maquinários dentro do estoque;

  • invista em sistemas de armazenagem modernos e flexíveis, conforme as especificidades de seus produtos, volumes e tipos de SKUs;

  • saiba quais os melhores métodos de armazenagem e picking para a sua cadeia e monte o endereçamento com base nisso também;

  • prefira identificar os endereços com informações numéricas, pois, em geral, isso facilita na identificação com códigos de barras.

Em resumo, essas são as principais condições de infraestrutura necessárias para que um sistema WMS seja implantado e possa desempenhar todas as suas funcionalidades dentro do supply chain. Em termos gerais, o processo é totalmente viável e personalizável a qualquer tipo e tamanho de empresa, desde que os desenvolvedores contem com equipes técnicas capacitadas e ferramentas flexíveis.

AUTOLOG WMS é um exemplo prático disso, pois foi desenvolvido para ser implantado tanto de forma completa quanto modular, a fim de atender a toda e qualquer necessidade de sua gestão de estoques.

Sendo assim, agende uma apresentação da nossa solução sem compromisso e veja com um especialista quais as condições de infraestrutura que a sua empresa necessita para implantar um sistema WMS!