“Não se administra aquilo que não se mensura!” A partir dessa ideia defendida pelo professor William Edward Deming é que podemos resumir o que significa KPIs na logística de uma forma geral. Afinal, os chamados Indicadores de Desempenho, nada mais são do uma ferramenta de gestão, que visa medir, acompanhar e agir sobre determinados processos de uma empresa.

Para entender melhor o que é KPI na logística, quais vantagens dessa estratégia e, principalmente, como a tecnologia passou a tornar sua implementação muito mais prática e viável, nós preparamos um post completo e repleto de dicas sobre o assunto.

Sendo assim, sem mais delongas, vamos direto ao ponto. Boa leitura!

Afinal, o que são KPIs na logística e para que servem?

Um KPI, ou simplesmente Indicador de Desempenho (Key Performance Indicators), é uma ferramenta de gestão, que tem por objetivo mensurar o desempenho de processos logísticos e, a partir disso, oferecer um diagnóstico para a tomada de decisão mais estratégica do gestor.

Apesar de ser um conceito antigo, na prática, as inovações se dão no campo tecnológico. Ou seja, em outras palavras, os KPIs na logística já ajudam empresas há anos a melhorarem seus processos, mas hoje, a implementação dessa estratégia se torna muito mais fácil, prática, flexível e com melhores resultados. Graças o advento de novas tecnologias e metodologias.

Com isso, trabalhar KPIs na logística atualmente ajuda os gestores identificarem gargalos, reduzirem custos, reverem procedimentos e otimizarem seu Supply Chain, de maneira muito mais segura, rápida e com base em informações e dados bem mais apurados.

E quais os principais KPIs na logística?

Há uma infinidade de indicadores-chave de desempenho que podem ser trabalhados na logística. Logo, não há uma receita pronta para cada empresa e cabe aos gestores reconhecerem suas principais necessidades.

No entanto, de uma forma geral, é possível destacar aqueles considerados os mais comuns KPIs na logística e que, indiscutivelmente, podem ser otimizados com a implementação de softwares de gestão, como um WMS por exemplo. Confira!

  • acuracidade no inventário – um KPI específico para o inventário pode, por exemplo, ajudar o gestor a otimizar o processo de contagem de itens, apontar discrepâncias, reduzir perdas, otimizar a acuracidade e agilizar o processo em si;

  • custo de armazenagem – este KPI visa mensurar os custos de seu armazém, apontar para os processos e etapas mais custosos, otimizar a armazenagem, reduzir custos etc;

  • tempo de expedição – trabalhar um KPI para mensurar o tempo entre um pedido e seu carregamento pode ajudar o gestor a otimizar todas as etapas da cadeia e agir sobre os principais gargalos, que atrasam o processo;

  • Picking e Packing – duas etapas fundamentais do Supply Chain, mas que demandam organização e planejamento contínuo. Logo, um KPI focado no Picking e Packing pode contribuir para a redução de erros, tempo e custos nesse processo;

  • recebimento de insumos – um KPI específico para essa etapa também pode melhorar o processo de recebimento de fornecedores em seu armazém, visando agilizar o procedimento e otimizar todas as etapas seguintes da cadeia.

E como um sistema WMS ajuda a trabalhar KPIs na logística?

Como bem destacamos acima, criar e trabalhar bem os KPIs na logística hoje se tornou algo muito mais automatizado e eficiente para as empresas, especialmente, graças ao advento de novas tecnologias aplicadas no setor.

O caso mais exemplar disso é o sistema WMS, específico para a gestão de armazéns. Na prática, o software permite otimizar todas as etapas imagináveis de um Supply Chain, desde o recebimento de itens nas docas, até o carregamento do pedido no caminhão.

Por meio de códigos de barras ou RFID identificados nos itens, coletores de dados operam junto ao software, permitindo controlar, monitorar, endereçar e personalizar qualquer informação ou ação inerente ao seu estoque.

CONHEÇA TODAS AS FUNCIONALIDADES DO SISTEMA WMS

Com esse controle seguro, rápido e sem erros, o gestor passa a ter em mãos todos os dados necessários para a sua gestão logística, por meio de relatórios administrativos devidamente detalhados e com base em dados numéricos.

Logo, além do sistema WMS permitir otimizar os processos de seu Supply Chain, ele dá também uma base completa para mensurar, monitorar e tomar as decisões mais assertivas de sua gestão.

Enfim, essas são algumas dicas sobre o que são KPIs na logística e quais as principais vantagens dessa estratégia. E como bem vimos, a tecnologia se tornou hoje um fator chave para a implementação desse modelo de gestão, possibilitando assim garantir mais eficiência, menos custos e mais controle em seu Supply Chain.

Quer saber mais na prática? Então, aproveite para agendar a apresentação do Autolog WMS e deixe que um de nossos especialistas mostre como essa solução pode melhorar o desempenho de seus indicadores logísticos.

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